Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Terça-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Existe idade ideal para a primeira menstruação?
Visualizações : 2121
Para avaliar se o crescimento de uma criança está normal, deve se realizar um minucioso exame físico. Colocá la numa curva de crescimento e peso para que estes elementos sejam observados ao longo do tempo, conferir também a idade óssea (RX de punhos e mãos) e, quando necessário, dosar se hormônios relacionados à puberdade, ou conferir a evolução dos genitais internos através de exames de imagem. Também é importante conhecer a história familiar para doenças e a genética para o crescimento da família para assim não errar na previsão da estatura final.

Outros hormônios, além dos sexuais, participarão do crescimento normal da criança e devem ser pesquisados em situações especiais. O peso também pode influenciar e a obesidade é uma das patologias da infância que mais interferem na normalidade do crescimento e desenvolvimento.

A primeira menstruação, em situação normal, deve ocorrer entre os oito e os 13 anos de idade. Dentro desta faixa, quanto mais cedo se menstruar, menos tempo útil haverá para se crescer. Isto é devido a um menor tempo de ação do hormônio do crescimento sobre os ossos longos.

Percebemos, então, que a faixa de idade ideal para se menstruar se dá entre os dez e os 12 anos, levando a um crescimento médio de 10 centímetros (ou mais) até o final da puberdade. Quando a menstruação ocorrer mais tardiamente ou próximo dos 13 anos, a chance de crescimento é menor, atingindo de 6 a 7 cm a mais da estatura da primeira menstruação. Nesta fase já ocorre uma desaceleração do crescimento.

As meninas que menstruam mais cedo, antes dos dez anos, são as mais altas da escola quando comparadas às colegas, porém acabam ficando as mais baixinhas até o final da puberdade.

O assunto crescimento é coisa séria. Dele proveem inúmeros conflitos emocionais num período crucial da vida, o da puberdade. Quando dúvidas ou desconfortos aparecem, torna se evidente uma avaliação médica especializada.

José Cervantes Loli, endocrinologista (Apucarana)
 
Fonte : Enviado pelo colaborador Dr. Arnaldo Contini Franco Publicado : 17/05/2010
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348