Untitled Document Boa tarde, seja bem vindo! - Terça-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Qual é a sua pressão?
Visualizações : 1265
A hipertensão arterial é como uma rua estreita com excesso de veículos: um desequilíbrio entre o volume de sangue em circulação (a quantidade de carros) e a capacidade dos vasos arteriais (a rua estreita). A pressão arterial 14 por 9 assusta porque significa que o coração está fazendo muita força para mandar o sangue para o corpo, já que o sangue está encotrando dificuldades em circular pelas artérias.

O problema é grave e, se não for controlado, pode ser fatal. Cerca de 30 milhões de brasileiros têm a pressão nas alturas, mas metade nem suspeita da doença.

Consequências

Assim como o excesso de veículos deixa as estradas esburacadas, o esforço do sangue para circular pelos vasos lesa o endotélio, o revestimento interno. Essas agressões facilitam o acúmulo de gorduras e a inflamação no local, formando as famosas placas que entopem as artérias.

A longo prazo, isso é sinônimo de infartos e derrames. Já os rins, que têm a missão de filtrar o sangue, ficam sobrecarregados com tanta pressão. A força do líquido alarga pequenos poros e algumas proteínas acabam escapando pela urina. Isso pode comprometer a função do órgão e até causar sua completa falência.

Nos olhos, a hipertensão pode danificar a retina levando a problemas de visão. Como se fosse pouco, o hipertenso tem graves riscos de sangramento se precisar passar por uma cirurgia.

Causas

Em 95 dos casos é praticamente impossível estabelecer com precisão o que levou a pressão às alturas. Vários fatores estão envolvidos no problema, desde desequilíbrios hormonais e nervosos, até certos hábitos.

Na verdade, acredita se que ela seja resultado de uma mistura de genética com estilo de vida. Tanto que filhos de hipertensos têm mais chances de desenvolver a doença. E atenção: na maior parte das vezes, a subida da pressão não dá absolutamente nenhum sinal. Não à toa é chamada de inimigo silencioso.

Sintomas normalmente associados a esse disparo, como dor de cabeça, palpitações ou vista embaçada, podem até aparecer nesses pacientes, mas o ideal é não esperar por eles para checar sua pressão



Prevenção




Só tem um jeito de prevenir a decolagem dos ponteiros: mudar já o estilo de vida e abandonar hábitos sabidamente nocivos como o cigarro, o abuso do álcool, a alimentação desregrada e o sedentarismo. Sem falar no excesso de peso: a obesidade é um conhecido disparador da pressão. E praticar atividades físicas.

Olho no cardápio

Ele é fundamental para baixar a pressão. Limite o sal a uma colher de chá por dia e fique atento às pitadas ocultas, que estão em embutidos, conservas, enlatados, defumados e salgadinhos de pacote. Inclua no cardápio generosas porções de frutas e verduras e alimentos assados ou grelhados. Coma doces e gordura de origem animal com muita parcimônia e atenção ao álcool: não ultrapasse duas latas de cerveja, ou duas taças de vinho ou uma dose de bebida destilada ao dia. As mulheres devem se contentar com metade disso. Aposte também nos temperos naturais, como ervas e limão, e abuse do alho. Sabe se que, cru, ele ajuda a baixar a pressão.

Tratamento



O controle da hipertensão passa, necessariamente, por mudanças no estilo de vida. Para alguns pacientes, ajustes na dieta e a atividade física são suficientes para domar a pressão. Outros precisam de remédios. E vale lembrar: a hipertensão não tem cura, por isso os cuidados são para toda a vida. Antes de receitar a melhor opção, os médicos enquadram a pessoa em grupos de risco, levando em conta outros fatores de risco como fumo, taxa de colesterol, diabete, história familiar, lesões em órgãos, doenças cardiovasculares e renais, retinopatia hipertensiva e doença arterial periférica.

O que signicam os valores?

O primeiro número indica a força que o coração faz na sístole, ou seja, na contração para bombear o sangue e irrigar o corpo. O segundo valor aponta a dilatação dos vasos quando o músculo cardíaco se relaxa, a diástole. Aí acontece a pressão mínima. E não simplifique: o certo é dizer 120 por 80, por exemplo.

A classificação brasileira

Para classificar a pressão dos brasileiros os médicos seguem a IV Diretriz Brasileira sobre Hipertensão, de 2002.

Sistólica Diastólica

ótima Menor que 120 Menor que 80

normal Menor que 130 Menor que 85

limítrofe 130 139 85 89

hipertenso

estágio 1 140 159 90 99

estágio 2 160 179 100 109

estágio 3 Maior que 180 Maior que 110
 
Fonte : Revista Saúde Publicado : 10/07/2010
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348