Untitled Document Boa noite, seja bem vindo! - Terça-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
A partir de que idade começamos a perder a audição?
Visualizações : 1290
A presbiacusia (perda auditiva devido ao envelhecimento) pode ocorrer a partir dos 40 anos de idade. A degeneração causada pelo processo do envelhecimento é ocasionada pela influência de vários fatores. É difícil distinguir em cada individuo a proporção de perda auditiva devido ao processo de senilidade em si, daquele causado por fatores metabólicos, traumáticos ou pela predisposição familiar (hereditário).

O tabagismo, por seus efeitos sobre a circulação sanguinea, pode ser um importante potencializador da presbiacusia.

Como não há tratamento capaz de restabelecer a audição normal do indivíduo, a primeira meta é tratar todas as possíveis causas que estejam se somando ao processo de envelhecimento e acelerando, portanto, o declínio da função auditiva. A compensação de fatores metabólicos (diabetes, hipercolesterolemia, hiperuricemia, alterações hormonais) e fatores vasculares (hipertensão arterial e aterosclerose) deve ser realizada.

O uso de aparelhos auditivos é medida efetiva e fundamental para a manutenção da função social do idoso e deve ser proposta precocemente durante o curso evolutivo da perda auditiva. Apesar de ser capaz de amplificar seletivamente a audição nas frequências afetadas, a compensação da perda auditiva com o uso de próteses não proporciona audição normal, e isso deve ser sempre esclarecido ao paciente e aos familiares para se evitar decepção e não adesão ao uso do aparelho no futuro. A protetização deve, sempre que possível, ser bilateral

Rosana Heshiki otorrinolaringologista (Londrina)
 
Fonte : Enviado pelo colaborador Dr. Arnaldo Contini Franco Publicado : 28/08/2010
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348