Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Terça-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Mama Masculina
Visualizações : 1510
Nos bebês, de ambos os sexos, devido aos hormônios da placenta, é comum ocorrer o aumento das mamas, com secreção, o que na Antiguidade era denominado ''leite de bruxa''. Este aumento desaparece em até duas semanas, e exige o cuidado de evitar sua compressão, sob o risco de lesão da mama e de infecções.

A adolescência, que compreende o período até os 19 anos de idade, é a fase do conhecimento e da aceitação das transformações do corpo. Nutridos pelos conceitos atuais de beleza e estética, surgem os conflitos que vão desde a cor dos cabelos, tamanho dos seios, volume do pênis, características da vulva (se pequenos lábios assimétricos) até o tamanho dos pés.

Quando do início da puberdade masculina, que é sinalizada pelo aumento dos testículos, escurecimento da bolsa escrotal e aumento dos pêlos pubianos, é comum ocorrer a ginecomastia puberal, que é o aumento do tecido glandular da mama, sendo frequente a ocorrência em adolescentes saudáveis.

Este tecido mamário é palpável, móvel, de consistência endurecida, bem delimitado e, às vezes, pouco doloroso. A ginecomastia desaparece espontaneamente em até dois a três anos.

Nos adolescentes do sexo masculino obesos, a gordura localizada no tórax pode dar a aparência de aumento das mamas.

Em ambos os casos, o constrangimento por vergonha do próprio corpo pode levar ao isolamento social de atividades em grupo ou ao envolvimento sexual comum nesta idade. Neste caso, pode ser necessário o tratamento psicoterápico para superar este sofrimento psicológico.

Quando surge em homens adultos, o aumento da mama exige avaliação médica e tratamento adequado, visto que pode ser causado por doenças endócrinas, ou pelo uso de medicamentos, drogas, ou ser de origem tumoral maligna.

Quando necessário, é realizado um procedimento cirúrgico simples e de pequeno porte.
Os homens devem também fazer o exame periódico de suas mamas como forma de prevenção, apesar da cultura machista em que estão inseridos.

Mitos e Verdades

- Mito: o homem não precisa de cuidados com suas mamas

- Verdade: na mama masculina podem ocorrer alterações e doenças que exigem prevenção e/ou tratamento curativo.
 
Fonte : Dr.Maurílio Jorge Maina, ginecologista e especialista em terapia sexual Publicado : 20/05/2008
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348