Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Sábado,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
O que é diverticulite?
Visualizações : 1314
Tudo que termina em ite significa inflamação. Neste caso, inflamação onde? Em um divertÍculo. Muito provavelmente a pergunta se refere aos divertículos que ocorrem, principalmente, no cólon (ou intestino grosso).

Divertículos são pequenas bolsas que se formam na parede de órgãos ocos, sendo resultantes do enfraquecimento muscular das mesmas ou de pressão, de dentro para fora, sofrida pelos órgãos por seu conteúdo (sólido ou líquido).

As pessoas podem ter doença diverticular e não saber, pois muitas vezes o diagnóstico só é feito quando ocorrem complicações, principalmente as inflamatórias (com perfuração da parede) e as hemorrágicas (pelo rompimento de vasos da parede do divertículo), resultando em dor abdominal ou evacuações com sangue vivo.

Outra complicação que pode ocorrer após diversos episódios de diverticulite é a estenose (estreitamento) do intestino pelo engrossamento das paredes. Embora, na maioria das vezes, o tratamento das complicações seja clínico, através de antibióticos e outros meios, muitas vezes as complicações requerem cirurgia, significando esta a retirada do segmento do órgão em questão.

A condição mais relacionada ao aparecimento dos divertículos é a obstipação, ou intestino preso; quanto maior o tempo nesta condição, maior a chance de desenvolver a doença, também conhecida por diverticulose.

O diagnóstico é feito por dois métodos principais: radiológico, chamado enema opaco; e endoscópico, chamado colonoscopia. Devemos lembrar que os divertículos podem ocorrer em todos os segmentos do tubo digestivo, desde o esôfago até o intestino grosso, e mesmo em outros órgãos, como a bexiga. Mas a maior ocorrência e as complicações mais temidas são relacionadas ao intestino grosso, razão pela qual diverticulite virou quase sinônimo popular de comprometimento exclusivo deste órgão.

Roberto Menoli gastroenterologista (Londrina)
 
Fonte : Enviado pelo colaborador Dr. Arnaldo Contini Franco Publicado : 26/09/2010
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348