Untitled Document Boa tarde, seja bem vindo! - Quinta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
O que provoca o desenvolvimento de pedras na vesícula?
Visualizações : 1413
O principal fator de risco para o desenvolvimento de cálculos na vesícula biliar é genético. Outros fatores de risco são: obesidade, emagrecimento rápido, uso de anticoncepcionais orais e estrógenos pós menopausa, anemias hemolítica, hiperlidemias, cirrose hepática. É mais frequente no sexo feminino, principalmente após os 45 anos de idade sendo que quanto maior o número de filhos, maior a incidência.

O tratamento definitivo e curativo é quase sempre a colecistectomia (retirada da vesicula biliar e dos cálculos). Esta cirurgia é atualmente realizada por videolaparoscopia, método que permite que a cirurgia seja feita através de pequenas incisões (0,5 a 1,0 cm). Por ser minimamente invasiva é menor a dor e desconforto pós operatórios. A completa recuperação e retorno às atividades profissionais é mais rápida.

O ácido urosdesoxicólico, medicamento via oral, pode ser usado em casos selecionados na tentativa de dissolução dos cálculos. Mas a eficácia é baixa (em torno de 30 ), o tratamento é longo (6 12 meses), custoso e o índice de recidiva é alto após a suspensão de tratamento.

Ricardo Kaoru Nakamura gastroenterologista (Londrina)
 
Fonte : Enviado pelo colaborador Dr. Arnaldo Contini Franco Publicado : 09/10/2010
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348