Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Terça-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Exercício físico na dose certa é arma poderosa contra osteoporose
Visualizações : 1223
A perda da massa óssea é uma consequência natural do envelhecimento. Em níveis elevados pode gerar uma doença, a osteoporose. Com os ossos enfraquecidos, a probabilidade de fratura aumenta. É uma enfermidade silenciosa e geralmente o paciente só é diagnosticado quando faz exames preventivos de rotina ou quando sofre uma ou mais fraturas.

O mais grave é que as fraturas trazem dor crônica, redução de mobilidade, incapacidade e aumento do grau de dependência. De acordo com a idade, estado clínico e gravidade da fratura, podem ocorrer complicações e óbito.

Ao contrário do que se possa imaginar, uma pessoa portadora de osteoporose pode praticar exercícios físicos para diminuir a progressão da doença, evitar quedas e suas consequências. A osteopenia é um estágio anterior à osteoporose e neste caso exercícios regulares podem prevenir a progressão para osteoporose.

O efeito pisoelétrico, que é a troca de cargas positivas e negativas entre a superfície e a parte interna do osso, é um fator determinante na fixação do cálcio. Este efeito é obtido quando ocorre a compressão do osso. Pode ser gerado através de exercício de impacto ou simples compressão óssea, como acontece com o fortalecimento muscular. Exercícios com impacto são contraindicados para portadores de osteoporose devido ao risco de fratura.

O importante é que o paciente procure uma academia especializada com programa de exercícios e profissionais habilitados a oferecer programas específicos para portadores de osteoporose, pois o acompanhamento adequado é ideal para uma recuperação satisfatória da mobilidade sem envolver riscos.

Para os jovens que ainda não sofrem com a doença, a melhor forma de prevenção é aliar alimentação rica em cálcio, principal mineral utilizado pelo corpo para a composição do osso, com a prática de exercícios físicos.

O excesso de esportes também pode contribuir para o aparecimento precoce da osteoporose, pois nos casos de over training ocorre um desequilíbrio hormonal que prejudica a fixação do cálcio nos ossos.

As mulheres precisam ter cuidado extra com a doença, pois fazem parte do grupo de risco. Com a menopausa, a perda do hormônio estrógeno é maior. Como uma das funções dele é auxiliar a fixação de cálcio no osso, a falta ou diminuição da sua concentração prejudica a retenção do mineral.

Dr. Benjamin Apter é médico especialista em Medicina Esportiva, Fisiologia do Exercício e diretor da Academia B Active.
 
Fonte : Enviado pelo colaborador Dr. Arnaldo Contini Franco Publicado : 17/10/2010
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348