Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Sábado,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Às vezes, percebo que há pequenos pontos de sangue nas fezes. Isso pode indicar algo grave?
Visualizações : 1345
Pequenos pontos de sangue sobre fezes normais geralmente indicam as chamadas patologias orificiais, sendo os exemplos principais as fissuras, pequenas rachaduras na pele ou mucosa que recobrem o canal anal e a doença hemorroidária, que revela varizes originadas também no canal anal, podendo ser internas ou externas.

As fissuras são, em geral, resultantes de esforços para evacuar quando as fezes estão muito ressecadas, ou mesmo após um quadro diarreico, e costumam ser dolorosas.

Já a doença hemorroidária pode causar sangramento, mas não necessariamente é acompanhada por dor. Em geral isto só ocorre quando há a chamada trombose hemorroidária, que indica a coagulação de sangue dentro da veia, resultando em um processo inflamatório.

Outras doenças podem acarretar sangramento, como pólipos, tumores e as doenças inflamatórias (crohn e retocolite ulcerativa), muito embora costumem vir acompanhadas por diarreia, cólicas e eliminação de muco.

Os sangramentos que ocorrem em pequena quantidade caracterizam o que se denomina hematoquezia. Quando as evacuações se compõem basicamente de sangue vivo em grande quantidade, temos a enterorragia, em geral oriunda de sangramento por diverticulos intestinais.

E há também o sangramento que se manifesta como fezes enegrecidas, escuras, tipo borra de café, significando sangramento alto, aquele que ocorre no esôfago, estômago ou duodeno (também um sangramento nasal ou oral pode se manifestar assim, desde que a pessoa ingira o sangue), podendo resultar de úlceras ou gastrites hemorrágicas.

Como a, nunca se deve negligenciar um sangramento, acreditando que possa sempre ser resultante de hemorróidas, pois ele pode ocultar outras doenças que não devem ter seu diagnóstico retardado.

Roberto Menoli gastroenterologista (Londrina)
 
Fonte : Enviado pelo colaborador Dr. Arnaldo Contini Franco Publicado : 03/11/2010
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348