Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Sábado,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Como perceber e tratar a mordida cruzada?
Visualizações : 1246
Desde cedo, os pais devem ficar atentos ao processo de crescimento e desenvolvimento do rosto do seu filho, pois, por ser complexo, reúne certas particularidades.

Estudos realizados pela USP concluem que a mordida cruzada uma alteração da relação entre os dentes das arcadas superior e inferior traz repercussões para o rosto como um todo, tornando assimétrico. A anormalidade dentofacial estava presente em 73 das crianças da amostragem.

A mordida cruzada acontece com mais frequência entre a faixa etária de três a seis anos, ainda no período de dentição decídua (dentes de leite ) e precisa ser corrigida o quanto antes.

Tecnicamente a mordida cruzada é também denominada de articulação reversa entre os dentes. Ela é quase sempre fácil de detectar, pois o rosto da criança pode tornar se progressivamente assimétrico, isto é, a metade esquerda fica diferente da direita, ou vice versa.

Se a anomalia não for percebida ou diagnosticada rapidamente, o problema pode perpetuar se para o período de troca de dentes e para futura dentição adulta (permanente). Ela não só repercute na alteração de forma da boca como também sobre todo o rosto da criança, e também pode trazer sérios problemas funcionais.

Assim que os pais notarem algo inadequado na mordida de seus filhos, já a partir dos três anos de idade, devem procurar um ortopedista facial de sua confiança para avaliação da região dentofacial.

Isto significa dizer que deve ser efetuada uma avaliação do rosto como um todo, pois fatalmente a anomalia denominada de mordida cruzada estará afetando o e agredindo o de forma integral e não apenas localizada sobre os dentes.

Gerson öKohler e Juarez Kohler ortodontistas e ortopeditas (Curitiba)
 
Fonte : Enviado pelo colaborador Dr. Arnaldo Contini Franco Publicado : 27/11/2010
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348