Untitled Document Boa tarde, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
REUMATISMO
Visualizações : 1342
O reumatismo na terceira idade tem cura?

Por que os sintomas se agravam nos dias frios?


O termo reumatismo tem sido popularmente utilizado para as doenças articulares, periarticulares e musculares que causam dor e afetam a função do aparelho locomotor.


Na realidade, a falta de um diagnóstico preciso destas patologias têm gerado dúvidas na abordagem terapêutica e orientação dos pacientes.

A clássica artrite reumatóide afeta apenas 1% da população, com incidência maior de duas a três

vezes nas mulheres e o surgimento dos sintomas em geral entre a 2 e a 5 década de vida.

É uma doença auto-imune , na qual as articulações geralmente das mãos e dos pés tornam-se inflamadas de modo simétrico , com surgimento de inchaço, dor e frequentemente com destruição progressiva das articulações.

Outras características como histórico familiar, rigidez matinal prolongada, inflamação em três ou mais articulações e alterações nos exames complementares auxiliam no diagnóstico da artrite reumatóide.

Portanto , nem todos os reumatismos são artrite reumatóide. Existem muitas outras patologias de ordem reumatológica, ortopédica, metabólica, infecciosa o u neoplásica que inadequadamente são enquadradas como reumatismos.

Uma investigação médica criteriosa permitirá fazer o diagnóstico correto e um planejamento terapêutico adequado. Estes tratamentos incluem medicamentos específicos para cada caso e são úteis as medidas de suporte como a fisioterapia, reabilitação e exercícios terapêuticos.

Em casos necessários, os procedimentos cirúrgicos são realizados para restaurar os tecidos afetados;

e em casos mais graves, até a substituição da articulação danificada por próteses ortopédicas.

Os pacientes com estes reumatismos apresentam mais dor nos dias frios possivelmente porque a baixa temperatura provoca maior retração dos tecidos, menor perfusão sanguínea periférica e maior contratura muscular para manutenção da temperatura corporal. Além disso, a imobilidade por causa do frio contribui para a perda da função e piora do quadro clínico..


Enviado por : Dr. Arnaldo Contini Franco
 
Fonte : Dr.Áureo Shizuto Cinagawa Publicado : 31/05/2008
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348