Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Sábado,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
A TOSSE
Visualizações : 1441
SUA SAÚDE - TOSSE

A tosse crônica tem cura ?

Em que casos é necessário passar pelo consultório médico ?

A tosse é um mecanismo de defesa do organismo, já que provoca a expulsão de muco, catarro e até de corpos estranhos, providenciando a limpeza dos pulmões e da garganta. Nos EUA, cerca de US$ 1 bilhão é gasto anualmente com o tratamento da doença. No Brasil, apesar de não haver dados oficiais, sabemos que muito se gasta em xaropes para o controle da tosse.



Os dois principais tipos de tosse são a produtiva (apresenta formação de secreções) e a seca. Também podemos classificá-la como crônica e aguda.



Cada tipo de tosse está relacionada a uma causa ou doença específica. A aguda, por exemplo, tem como causa mais freqüente uma infecção viral das vias respiratórias. Trata-se de uma manifestação secundária, sendo resultado da drenagem de secreções nasais que atingem a garganta.

Já a tosse seca é resultado da sensibilização de receptores da tosse, que podem ser do ouvido, da garganta, da pleura, da traquéia ou dos brônquios.

A tosse crônica pode ser atribuída a diversas causas . Asma, bronquite, rinite, sinusite, doença de refluxo gastroesofágico e doenças do coração são as mais freqüentes . Mas não se pode menosprezar agentes como poluição, poeira e fumaça de cigarro. Aliás, a tosse crônica dos fumantes, acompanhada por um ''pigarro'', é bastante conhecida.



O tratamento da tosse deve estar relacionado diretamente com o da doença de base. Não se deve recomendar xaropes. Quando a tosse se apresentar de forma seca e irritativa , sobretudo quando perturbar o sono, é possível lançar mão de antitussígenos . Porém, há que se considerar sempre a relação risco-benefício , admitindo-se que se está suprimindo um mecanismo de defesa , com a possibilidade de retenção de catarro e agravo da doença, sobretudo em idosos.


Os pacientes devem procurar um pneumologista quando o catarro expelido tiver uma coloração amarela ou verde; a tosse persistir por mais de sete ou dez dias, mesmo quando a doença de base ( resfriado ou gripe, por exemplo ) já se apresentar controlada ; a tosse se estender por mais de duas semanas sem causa aparente ; a tosse vier acompanhada por episódios de febre ou houver expectoração de sangue juntamente com a mucosa.


Enviado por : Dr.Arnaldo Contini Franco
 
Fonte : Dr.João Geraldo Simões Houly, pneumologista (SP) Publicado : 09/05/2008
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348