Untitled Document Boa tarde, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
SEXTING
Visualizações : 1313
Vanessa Hudgens, a Gabriela do filme High School Musical e Miley Cirus, a Hannah Montana do seriado e filmes que levam seu nome, são ídolos dos pré adolescentes que acompanham suas performances artísticas e musicais exibidas diariamente pelo canal de TV Disney Channel.

Vários adolescentes imitam seus comportamentos, vestimentas, penteados e acompanham de perto tudo que acontece em suas vidas particulares.

Essas duas moças passaram por um constrangimento de onde podemos tirar exemplos para conversar com os adolescentes: elas se deixaram fotografar em cenas íntimas por pessoas na qual confiavam, tiradas através de telefones celulares. As imagens foram divulgadas na internet e elas tiveram que dar explicações envergonhadas sobre o assunto. Vanessa disse o que a maioria fala nessas horas, que acreditava no namorado e jamais imaginava que ele divulgaria as fotos.

Esse jogo de tirar fotos de parceiros sexuais é comum entre os jovens, assim como outras brincadeiras que apimentam a relação, divertem ou dão provas da dimensão do desejo. É comum adolescentes tirarem fotos eróticas uns dos outros, pois há nesse comportamento um jogo de espelhos, presente em toda relação apaixonada.

A paixão é iludir se que um outro nos completa inteiramente, sem deixar buracos ou faltas, sendo exatamente do tamanho do nosso desejo. Por isso, as afinidades são descobertas e exclamações como onde você estava que eu não te via! são tão comuns nesse momento tórrido de encontrar um outro que complementa. Os jogos de imagem fazem parte desse momento de espelhamento: fotografia, filmagem, jogos da verdade...tentativas de apreender a imagem do espelho antes que desapareça. Os jovens apaixonados se sentem parecidos como jamais voltarão a ser com algum outro parceiro, que no amadurecimento saberão que a paixão é transitória e o amor implica em diferenças.

Essa brincadeira tão antiga quanto à fotografia tornou se perigosa em tempos on line: Sexting é o nome da armadilha. Uma expressão da língua inglesa que soma sex e texting (sexo mais o envio de mensagens eletrônicas) e nomeia a atitude de colocar na rede fotos tiradas de parceiros íntimos através de celulares. Quem tem a imagem revelada diz invariavelmente que jamais esperava tal atitude do outro em quem confiava e colhe os efeitos envergonhados de um jogo que acreditava ser inocente. Muitas vezes, necessita mudar de grupo social para aplacar o embaraço. Quem postou as imagens alega que era uma brincadeira enviada apenas para os (as) melhores amigos(as) e que não tinha dimensão da proporção atingida pela divulgação.

Também existem aqueles casos onde os namoros terminam e as fotos ficam, podendo ser usadas para aplacar ressentimentos e alimentar vinganças.

Apesar da divulgação de imagens ser considerada um crime de difamação, sendo possível identificar a fonte de onde vieram e punir os infratores, os efeitos são dolorosos para todos os lados e na maioria das vezes, as famílias também são atingidas. Por isso, em casos como esses, vale a prevenção. Uma conversa aberta com filhos adolescentes sobre o sexting pode advertir muita coisa. Eles dirão que já sabem de tudo, como sempre, mas mesmo assim intimamente agradecerão.
 
Fonte : Dra. Renata De Luca Publicado : 16/06/2011
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348