Untitled Document Boa tarde, seja bem vindo! - Quinta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Sete bilhões
Visualizações : 1576
De acordo com estimativa da ONU, daqui a quatro dias nascerá em algum lugar do planeta o habitante de número sete bilhões.

Em 1950, a população era de 2.532 bilhões, e em 2100, estima se que alcançaremos a marca dos 10 bilhões. Além de sermos muitos, também vivemos por mais tempo. A expectativa de vida aumentou para 69,3 anos. Em 1950 era de 47,7 anos e em 2100 será de aproximadamente 81 anos.

Informações como essas levam a inquietantes perguntas: o planeta Terra terá como alimentar e matar a sede de toda sua população? Em qual clima ambiental viveremos? Seremos capazes de conviver em harmonia, respeitando as diferenças e o próximo?

Cada vez mais as fronteiras do mundo estão mais porosas, as distâncias mais curtas e os obstáculos menos ultrapassáveis. Podemos cruzar os mares com muito mais facilidade e nada mais é estanque: é possível mudar de profissão, de trabalho, de cidade, de país, de sexo, de corpo, de vida. Tudo em dez vezes no cartão de crédito!

Tempos como esse exige que preparemos nossos filhos com noções de cidadania e sustentabilidade. Essa nova geração tem suas facilidades, mas deve ter preocupações em mente que o homem antigo podia passar a margem. Eles precisam ser educados para cuidar do planeta, para que não sofram diretamente respostas agressivas da natureza. Vocês estão ensinando seus filhos a reciclar lixo? A não desperdiçar água, nem comida? A cuidar de um pedaço de terra? Se não, saibam que não podemos mais nos dar o luxo de pensar que isso é demagogia, nem conversa de eco chato . Eles terão que cuidar do clima, do lixo, da água e do verde, pois o planeta não é uma fonte inesgotável de recursos.

Em relação à cidadania, também temos que prepará los para viver em um mundo sem fronteiras geográficas, tendo jogo de cintura para conviver com todo tipo de gente e fazendo valer seus princípios onde quer que estejam, simplesmente porque não sabemos onde eles estarão quando crescer. Podem ter uma oferta de trabalho na Ásia, se casar com um(a) australiano(a) ou ficar pela Europa. Tudo é possível e o que podemos fazer é prepará los para que tenham boa educação, bons princípios e respeitem o próximo.

Filho aprende com exemplo e não com discurso: Você respeita seu vizinho ou liga a música na altura que quer como se vivesse nos confins da Terra? Sua empregada doméstica está registrada para que tenha direito a benefícios ou trabalha desprotegida, na informalidade, para que te sobre o dinheiro do imposto a ser gasto em causa própria? Seus filhos são ensinados a dar seus brinquedos em desuso, porém inteiros, para os menos favorecidos ou estão a anos empoeirando em um
quarto?

Filho aprende vendo o exemplo dos pais e não adianta se enganar achando que eles não percebem, pois se tem uma coisa da qual criança entende é de incoerência. Pense nisso, pois um mundo com tanta gente, não poderá ser egoísta.
 
Fonte : Dra. Renata De Luca Publicado : 31/10/2011
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348