Untitled Document Quinta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
ALIMENTAÇÃO É ALIADA NO COMBATE À DIARRÉIA
Visualizações : 1348
A diarréia é sinal de que alguma coisa não vai bem no organismo. Geralmente, ela ocorre quando é necessária a eliminação de algum microorganismo ou substância estranha presente no corpo humano. As causas podem ser muitas, desde a presença de vírus ou bactérias, intolerância à lactose ou até mesmo ansiedade e estresse.

Na grande maioria dos casos, quando causada por vírus e bactérias, a doença é simples de combater. Já as diarréias crônicas podem ser provocadas por protozoários, como a ameba e a giárdia.

As principais características do problema são o aumento do número de evacuações e a perda de consistência das fezes, que se tornam aguadas. Uma das piores complicações da diarréia é a desidratação. Adultos são mais resistentes, mas bebês, crianças e idosos desidratam-se com facilidade.

Entre os principais sintomas da desidratação estão boca seca, lábios rachados, letargia, confusão mental e diminuição da urina que, além de diminuir as reservas de água do corpo humano constituído por cerca de 75% de água, reduzem os níveis de dois importantes minerais: sódio e potássio.

Em casos mais simples, os sintomas devem desaparecer em no máximo cinco dias. Se isso não acontecer, vale a pena procurar uma orientação médica. A diarréia pode ser um sintoma inicial de várias doenças graves, como úlcera gástrica, alguns tipos de câncer, Aids e patologias que acarretam a má absorção de nutrientes. O alerta vale também para quando existe a presença de sangue nas fezes.

Remédios só devem ser tomados em caso de febre e quando o problema é decorrente de infecção. Em outras circunstâncias, o que vale mesmo são os cuidados com a alimentação. A água é o principal deles. O correto é tomar de dois a três litros por dia.

A infectologista Marta Heloísa Lopes, professora da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) alerta que a pessoa com diarréia não deve deixar de comer. ''É recomendável evitar apenas o excesso de gordura e fibras. As fibras, contidas na laranja, no mamão e nos cereais em geral, aumentam o trânsito intestinal, o que não contribui para a cura da doença'', diz.

Se os sintomas persistirem por mais de uma semana e ocorrer febre alta, a orientação é procurar o médico. Nesses casos, a diarréia pode ter sido causada por um protozoário.
 
Fonte : Dr.Arnaldo Contini Franco:CRM 33.881 Publicado : 02/04/2008
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348