Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Terça-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Amamentação estimula crescimento da face
Visualizações : 1527
Odontopediatra destaca que a prática vai além da nutrição adequada e do reforço do vínculo entre mãe e filho Campanhas de incentivo ao aleitamento materno destacam a importância da prática na formação do vínculo entre mãe e bebê e para a nutrição adequada da criança, já que o alimento supre todas as necessidades. No entanto, estes não são os únicos benefícios do aleitamento. Pesquisas indicam que a amamentação contribui até mesmo para o desenvolvimento facial da criança.

De acordo com a professora adjunta de odontopediatria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marilia Franco Punhagui, a amamentação, o posicionamento da língua e a respiração interferem no crescimento craniofacial do bebê. ''É importante que a criança seja amamentada na primeira meia hora após o nascimento, este é o momento em que ela tem maior capacidade de aprendizagem da sucção e ainda estimula a produção de leite'', afirma.

Conforme a odontopediatra, a primeira interferência da amamentação é no estímulo ao crescimento da região inferior da face. ''Na hora de mamar a língua da criança tem que apoiar o mamilo e acaba sendo projetada para fora da boca. É a língua que faz o movimento ondulatório responsável pela extração do leite do seio da mãe e isso estimula o crescimento da mandíbula'', explica.

A dentista explica que a maneira adequada de amamentar é com a criança na posição vertical, de frente para o peito, assim a mama não pesa sobre a mandíbula do bebê, e propicia uma condição adequada para o desenvolvimento. ''O mamilo apoiado no céu da boca estimula o crescimento da mandíbula, da maxila e das cavidades orais e nasais. A criança mama e respira ao mesmo tempo e esta sincronia também é benéfica'', destaca. Ela acrescenta que como todos os ossos da face estão em contato entre si, o estímulo provocado pela amamentação acaba interferindo no desenvolvimento do crânio por completo.

O cuidado com a saúde das crianças tem uma relação direta com o crescimento adequado dela. Marilia afirma que as gripes e resfriados obstruem o nariz e isso resulta em mais dificuldade para mamar e em uma alimentação com menor intensidade. A respiração nasal ainda promove a melhor oxigenação dos seios da face e interfere até mesmo no desenvolvimento cerebral.

A limpeza da boca da criança precisa ser feita sempre após as mamadas. ''A mãe deve enrolar uma gaze no dedo e passá-la por toda a boca do bebê para retirar os resíduos de leite. Isso deve ser feito mesmo antes do aparecimento dos dentinhos'', salienta. Marilia acrescenta que a criança que acostuma com a limpeza desde pequena dá menos trabalho no futuro para escovar os dentes e ir ao dentista.

A amamentação exclusiva e em livre demanda deve ser feita até que o bebê complete seis meses de idade, a partir desta fase a família deve gradativamente introduzir alimentos pastosos e sólidos. ''O leite da mãe deve deixar de ser a refeição principal e se tornar a sobremesa, porque o bebê já tem dentes'', explica. Após o aparecimento dos primeiros dentes a mãe deve continuar limpando a boca com o dedo e a dentista recomenda que a escova de dentes de cerdas macias seja introduzida quando os molares nascerem.

Chupetas e mamadeiras

Marilia recomenda que o uso da chupeta seja interrompido até que a criança complete 18 meses. ''A chupeta mantém a lingua baixa, ela não favorece o desenvolvimento do arco maxilar, a parte de cima da boca. Por sua vez, a mamadeira não exige que o bebê faça a força necessária para desenvolver a mandíbula'', descreve. Ela acrescenta que o uso de chupeta, dedo e mamadeira trava o crescimento da mandíbula e favorece o aparecimento de alterações dentárias como mordida cruzada e projeção inadequada da língua. ''Estes acessórios (chupeta, mamadeira) desequilibram o sistema neuromuscular e o resultado negativo aparece no crescimento da face''.


Publicado por: Folha de Londrina (16/11/2012)
 
Fonte : Colaborador- Dr. Arnaldo Contini Publicado : 18/11/2012
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348