Untitled Document Boa noite, seja bem vindo! - Quinta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Psoríase
Visualizações : 1208
Doença inflamatória e não contagiosa A psoríase deixa a pele avermelhada e escamosa; como ainda não há cura, tratamento é feito para controlar a enfermidade

A psoríase é uma doença inflamatória crônica não contagiosa que provoca lesões escamosas e manchas avermelhadas doloridas no corpo. Porém, a enfermidade ainda é um problema cercado de mistérios. Ela tem caráter hereditário, mas ainda não se sabe ao certo qual é a causa, muito menos a cura.

O estado emocional do paciente interfere no tratamento e no controle, podendo agravar o problema ou ajudar na sua recuperação.

Segundo o dermatologista do Hospital Federal de Bonsucesso (RJ), Paulo Cotrim, a psoríase ataca principalmente a pele, mas pode afetar outras partes do corpo, como por exemplo as articulações: É uma lesão que deixa a pele avermelhada e escamosa, e a escama é perolada. As áreas mais comuns onde ela surge são as dobras, como os cotovelos, os joelhos e a região sacro coccígea.

Entretanto, ela também pode aparecer em outras partes, como no couro cabeludo e nas unhas.

O especialista recomenda que ao primeiro sinal de anormalidade na pele, como lesão difícil de curar ou surgimento de placas, se procure um dermatologista.Com recomenda ção médica, uma biópsia indicará se é um caso de psoríase. Como ainda não há cura, o tratamento é feito para
controlar a doença, com o uso de pomadas e hidratantes no local das lesões. A exposição solar também auxilia no controle dos sintomas.

A psoríase não gosta de sol. Está comprovado que o tratamento clínico com radia ção ultravioleta ajuda e a exposição solar é um tratamento grátis , afirma Paulo. Controlar o estresse e a ansiedade, além de evitar a tristeza, também ajuda. O fator emocional influencia consideravelmente no desenvolvimento da psoríase, podendo agravar o quadro durante crises nervosas.

Para Cotrim, a doença reage de acordo com um somatório de fatores. O curso dela pode ser lento ou mais agressivo. Além do fator emocional, na minha opinião, o fator alimentar também influencia. Além disso, quem tem psoríase não pode ter inflamação e focos infecciosos, como dor de ouvido, dor de garganta, dor de dente ou verminoses, por isso, quando começo a tratar alguém já verifico a existência dessas infecções.

Como a psoríase pode afetar outras áreas além da pele e reagir a uma série de fatores, o acompanhamento de vários profissionais auxilia na
hora do tratamento. É muito comum ela afetar também as articulações, por isso se trata de uma doença multidisciplinar que precisa do acompanhamento de vários especialistas. O dermatologista vai iniciar o tratamento, e dependendo da análise do caso, vai solicitar a participação de outros profissionais , recomenda o dermatologista.

FOLHA DE LONDRINA 23/07/2013
 
Fonte : Colaborador Dr. Arnaldo Contini Publicado : 16/07/2013
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348