Untitled Document Boa tarde, seja bem vindo! - Sábado,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Como tratar a sensibilidade dentinária?
Visualizações : 1255
Como tratar a sensibilidade dentinária?

A hipersensibilidade dentinária ocorre quando a dentina (parte interna do dente) fica exposta devido ao desgaste do esmalte ou raiz do dente. Há a sensação de dor toda vez que a região é estimulada por alimentos frios, quentes, ácidos ou doces. As causas são variadas - escovação com técnica inadequada, trauma oclusal devido à sobrecarga de força em alguns dentes, raspagem radicular após limpeza, entre outros.

Restos alimentares, açúcares, cáries e placas bacterianas deixam o PH da saliva ácida, o que piora a sensibilidade e isso provoca a corrosão do esmalte. Fatores sistêmicos como refluxo gastroesofágico ou qualquer outro que reduza o fluxo salivar podem contribuir para o desgaste.

O tratamento pode ser no consultório ou em casa, dependendo da situação. Mas o sucesso depende da eliminar a causa. O tratamento caseiro é feito a base de pastas dentais próprias, encontradas no mercado.

No consultório são várias formas: aplicação de flúor, de vernizes cavitários, laser cirúrgico e laser não cirúrgico. Há também tratamentos restauradores com resinas e adesivos.Oionômero de vidro é usado antes do clareamento para obturar temporariamente as regiões de desgaste. Caso o problema não seja solucionado o tratamento endodôntico é indicado.Emalguns casos a dessensibilidade ocorre naturalmente com a formação de
dentina esclerótica ou de cálculos na superfície da dentina.

Para evitar o problema existem alguns cuidados: não escovar com pressão excessiva e evitar escovas de cerdas duras; evitar escovar ou escovar de forma leve após a ingestão de alimento ácidos. É sempre é conveniente procurar um profissional que possa dar mais orientações.

Dra. Elza Nakamura – (Dentista - Londrina)

Folha de Londrina
 
Fonte : Colaboradora: Dra. Elza Nakamura Publicado : 27/08/2013
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348