Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Sábado,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Perda involuntária de urina
Visualizações : 1174
A incontinência urinária é mais comum na terceira idade? Como prevenir?

A incontinência urinária é um sinal e um sintoma clínico que pode ser decorrente de diversas causas distintas ou associadas, dependendo do caso.

A princípio é necessário que se esclareça diante de qual tipo de incontinência nos encontramos, pois a terapêutica dependerá primordialmente desta resposta. Ou seja, é preciso saber se esta perda involuntária de urina é umfenômeno causado por um esforço físico, por uma urgência súbita, por ambos ou ainda por transbordamento de uma bexiga que encheu demais.

Frente a isto se pode dizer que as incontinências por esforço, como ao tossir, espirrar ou andar depressa, usualmente são tratadas cirurgicamente ao passo que as por urgência, ou seja, aquelas que ocorrem após uma imperiosa necessidade de urinar independentemente de haver esforço físico, usualmente demandam tratamento medicamentoso, re-habilitativo, fisioterápico ou combinado.

Com o passar da idade a incidência da incontinência urinária aumenta nas populações em geral, independentemente do sexo por causa de um enfraquecimento progressivo de ligamentos suspensores, musculatura perineal e esfíncter. Também é mais comum que o idoso, o paciente neurológico, os lesados medulares bem como os diabéticos tenham contrações involuntárias da musculatura da bexiga, que vencendo a pressão do esfíncter ocasionarão as ditas perdas por urgência.

Esta classificação didática as vezes oculta casos que mesclam mais de uma etiologia (causa), daí a necessidade de uma investigação médica que usualmente inclui um exame sofisticado da bexiga que poderíamos comparar com o eletrocardiograma para o coração, que se chama estudo urodinâmico.
 
Fonte : Colaborador Gedson Evaristo de Santi – urologista (Londrina) Publicado : 03/09/2013
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348