Untitled Document Boa tarde, seja bem vindo! - Quinta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Outubro, mês rosa contra o câncer - Prevenir para viver mais
Visualizações : 1043
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) informa que o tumor de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo; no Brasil, responde por 22% dos novos casos da doença por ano. A estimativa é que até o final do ano sejam detectados 52 mil novos casos no País, que poderão levar a 12 mil mortes: “O câncer de mama entre as mulheres é a principal causa de morte oncológica devido ao diagnóstico tardio”, enfatiza a mastologista do Icesp, Angela Francisca Trinconi. Enquanto no Japão, 85% das pacientes sobrevivem nos cinco anos após detecção da doença, no Brasil, o índice não passa de 60%.

“Aqui, a falta de prevenção é cultural. A mulher não deve ter medo de falar de seus problemas ao médico e a mamografia precisa ser bem-feita e avaliada”, frisa a especialista. O autoexame da mamas só identifica alterações quando o tumor já está grande.

Portanto, ela recomenda procurar unidade básica de saúde e realizar exames periódicos. Antes dos 40 anos, a periodicidade para realizar mamografia depende de fator genético na família (mãe, irmã e filha). Se houver casos, deve-se fazê-lo uma vez por ano; caso contrário, a critério médico. “Se a mãe teve câncer de mama aos 45 anos, a filha deve começar a prevenção aos 35”, ilustra. Depois dos 40 anos, orienta-se mamografia uma vez por ano.

Ela frisa que o tumor é mais frequente aos 50 anos. Exposição hormonal – Outros riscos: uso prolongado de anticoncepcional hormonal ou terapia de reposição hormonal, primeira menstruação muito jovem (abaixo de 10 anos), menopausa tardia (acima de 50anos). Mulher sem filhos ou gerados mais tarde também tem probabilidades aumentadas: “Quanto mais tempo de exposição aos hormônios, mais chance de desenvolver a doença”, destaca a médica.

“Obesidade, abuso de bebida alcoólica e sedentarismo são fatores de risco reversíveis. Portanto, no Outubro Rosa, a mensagem é evitar álcool, reduzir o peso e realizar atividade física”, frisa a doutora Angela. A prevenção é a melhor aliada. “Quando o tumor é pequeno, aumentam as probabilidades de cura”,

Diário Oficial Poder executivo – Seção II terça feira, 15 de outubro de 2013
 
Fonte : Colaborador- Dr. Arnaldo Contini Publicado : 15/10/2013
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348