Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Sábado,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
MOCHILA PESADA
Visualizações : 1387
Meu filho tem oito anos e carrega uma mochila muito pesada para ir à escola. Que intercorrências esse excesso de peso pode causar?

A preocupação com o peso das mochilas escolares é um fato antigo que leva muitas mães a procurar consulta médica mesmo quando ainda não existem sintomas por parte da criança.

Isso porque tem se obrigado que crianças carreguem muitos livros e cadernos todos os dias, o que poderia ser evitado com a melhor programação por parte das escolas.

Em geral, o recomendado é que as mochilas pesem até 10% do peso do corpo da pessoa, e que a mochila tenha duas tiras (uma para cada ombro), além de mais um apoio (cinta) abdominal para melhor distribuir este peso.

O excesso de peso pode causar problemas de coluna, sim, com sobrecarga da coluna lombar, levando à dor e até problemas mais graves como escorregamento das vértebras (espondilolistese).

É preciso lembrar ainda que a coluna da criança está em formação e deve ser protegida de sobrecargas para evitar futuros problemas.

Porém, não é só o peso que causa problemas. Existem mochilas com apenas uma alça, ou sem cinta abdominal, ou crianças que carregam a mochila em apenas um ombro. Isso também pode trazer problemas de postura e sobrecarga desigual na coluna, trazendo problemas futuros.

Portanto, devemos sempre observar estes detalhes para preservar a saúde e a postura das crianças e, se necessário, discutir este problema na escola.


Matéria enviada pelo colaborador : Dr. Arnaldo Contini Franco – CRM : 33.881
 
Fonte : Dr. Marcus Vinicius Danieli , ortopedista Publicado : 03/08/2008
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348