Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Quinta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Sua Saúde Compressas
Visualizações : 1363
Em que casos são indicadas as compressas de água gelada e quente?
E quando é necessário o uso alternado destas compressas?

Como regra geral, o uso de compressa gelada é indicado para as lesões agudas, associadas a outras medidas como imobilização, compressão, elevação e proteção do segmento, além da medicação. Estas compressas podem ser aplicadas em forma de cubos de gelo, sacos de gelo picado, sprays ou sacos reutilizáveis de gel.

O gelo diminui o metabolismo e o aporte sanguíneo, reduzindo o edema, o sangramento e a inflamação dos tecidos. Inibe também a ativação dos receptores nervosos, diminuindo a dor e o espasmo muscular, que são reações naturais do organismo frente a qualquer traumatismo.

É importante não aplicar o gelo diretamente sobre a pele, devendo se envolver com um tecido ou colocar uma interface como uma toalha, para evitar a queimadura pelo frio.

Como regra, podemos aplicar o gelo continuamente durante 20 a 30 minutos, com intervalos regulares, dependendo da tolerância do indivíduo.

Passada a fase aguda, que pode durar alguns dias, é possível iniciar a aplicação quente para proporcionar maior vascularização, permitindo a redução do edema, a absorção do hematoma e o relaxamento dos tecidos e da musculatura.

Já o uso alternado de compressas geladas e quentes tem valor terapêutico pela ação direta da temperatura sobre a área lesada, e visa também estimular a reação do organismo frente à indução do frio ou do calor alternados.

É utilizada numa fase mais tardia para acelerar a fase de recuperação dos tecidos lesados e evitar possíveis sequelas.

Fica a orientação: nos traumas agudos, tenha sempre gelo à mão.

Dr. Áureo S. Cinagawa , ortopedista
Colaborador da matéria : Dr.Arnaldo Contini Franco
 
Fonte : Dr. Áureo S. Cinagawa , ortopedista Publicado : 27/09/2008
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348