Untitled Document Boa noite, seja bem vindo! - Quinta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
SUA SAÚDE DEFICIÊNCIA COGNITIVA
Visualizações : 2033
Há cura para a dislexia?

A dislexia do desenvolvimento é uma desordem do sistema nervoso central e compreende a dificuldade na aprendizagem da leitura, independente de instrução convencional adequada, órgãos sensoriais intactos, inteligência e oportunidade sociocultural. Depende fundamentalmente de dificuldades cognitivas, que são frequentemente de base constitucional e funcional. Tem sua origem em disfunção ou imaturidade neuropsicológica, geralmente hereditária, ou às vezes adquirida. Atinge igualmente homens e mulheres.

A deficiência cognitiva responsável pela desordem é relacionada ao sistema de linguagem no processamento dos fonemas, os quais constroem todas as palavras escritas e faladas.

Esta falha no processo fonológico prejudica a decodificação, impossibilitando o leitor na identificação da palavra e frustrando a tentativa de usar sua inteligência e vocabulário, o que bloqueia o entendimento do texto.

No entanto, processos linguísticos envolvidos no significado da palavra, gramática e discurso parecem ser totalmente operacionais, mas suas atividades estão bloqueadas pelo déficit nas funções do processo fonológico.

Porém, nem todas as pessoas com dificuldade na linguagem são disléxicas, e nem todos disléxicos apresentam dificuldade na linguagem.

Estudos sugerem que cerca de 8 das crianças que estão nas séries iniciais apresentam dificuldades na linguagem. Deste grupo, mais de 85 também são disléxicas.

Para o disléxico, ler é muito cansativo, pois exige dele muita energia. A dislexia pode ser estabilizada desde que haja um acompanhamento com profissionais qualificados no atendimento desta desordem tais como psicopedagogo, fonaudiólogo e psicólogo.

É importante ressaltar que o portador desta desordem fica em sofrimento principalmente se estiver estudando, o que pode comprometer também aspectos emocionais (baixa auto estima, insegurança, desinteresse pela aprendizagem e agressividade).

Enviado pelo colaborador :
Dr. Arnaldo Contini Franco
CRM : 33881
 
Fonte : Rachelina Prato de Assis, psicopedagoga e psicomotricista Publicado : 08/11/2008
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348