Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Quinta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Sua Saúde : Enfisema pulmonar
Visualizações : 2484
Quais são os sintomas do enfisema pulmonar e como tratá los?

Enfisema pulmonar é uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), caracterizada pela destruição e dilatação anormal dos alvéolos pulmonares, o que causa aprisionamento aéreo (dificuldade de exalar o ar) e perda da capacidade respiratória.

A doença se desenvolve, na grande maioria das vezes, pela exposição ao fumo e produtos químicos tóxicos. Na população mundial 1 tem enfisema genético por deficiência de uma proteína chamada alfa 1 antitripsina. Mais de seis milhões de brasileiros têm DPOC e não sabem.

E o sintoma mais comum é a falta de ar, porém o paciente adapta se a ela, e a percepção é falha por longos anos. Outros sintomas são a hipoventilação, chiado no peito, tosse e dor torácica. Os sinais encontrados são expansão da caixa torácica, emagrecimento, deformidade nas unhas (baqueteamento digital), dedos roxos e aumento do número de infecções de vias aéreas.

A DPOC é uma doença irreversível e progressiva. A medida mais eficaz para diminuir a sua evolução é a interrupção da exposição ao tabaco. Existem medicações para o controle dos sintomas (anticolinérgicos, broncodilatadores, corticóides inalatórios, xantinas). Outras medidas incluem fisioterapia respiratória (reabilitação pulmonar), oxigenoterapia domiciliar prolongada, nutrição adequada e vacinas contra gripe e antipneumocócica.

Matéria enviada pelo colaborador do site :
Dr.Arnaldo Contini Franco CRM 33881
 
Fonte : Janne Stella Takahara, pneumologista Publicado : 04/12/2008
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348