Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Sábado,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
ENVELHECIMENTO DA ARTICULAÇÃO
Visualizações : 1384
Existe alguma forma de prevenir a artrose?

A osteoartrose é, de uma forma simplificada, o envelhecimento da articulação. Assim como, com o passar do tempo, nosso cabelo fica branco e a pele fica enrugada, a articulação vai se desgastando, perdendo cartilagem. O problema também pode aparecer por sequela de traumas, lesões de ligamentos ou meniscos, ou cirurgias, e por doenças que destroem a cartilagem, como por exemplo a artrite reumatóide.

A artrose acomete mais as mulheres, na região do joelho. Existem pessoas com maior predisposição à artrose por causa de fatores genéticos (familiares).

O grande problema da artrose é a dor e a incapacidade funcional. O tratamento hoje é baseado em tentar tirar a dor e melhorar a função da pessoa. Existem medicações como antiinflamatórios e analgésicos para as dores, e exercícios para melhorar a força e diminuir a carga sobre a articulação acometida.

A artrose não tem como ser prevenida, pois faz parte do nosso envelhecimento. Porém podemos tentar evitar suas consequências. Devemos, durante toda a nossa vida, fazer atividades físicas para manter uma boa força muscular, e exercícios de alongamentos para, quando a artrose aparecer, sentirmos menos dor.

Existem também medicações chamadas de modificadoras da doença, que podem retardar a evolução da artrose em sua fase inicial. São elas: sulfato de glicosamina, diascereína, entre outras. Porém, sem outros tratamentos associados, seu resultado é limitado.

Matéria enviado pelo colaborador do site
Dr.Arnaldo Conti Franco CRM 33881
 
Fonte : Marcus Vinícius Danieli, ortopedista Publicado : 19/12/2008
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348