Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Fique longe das caixas de som
Visualizações : 1394
Ruído em excesso é a principal causa da perda de audição. Segundo o Royal National Institute for Deaf People, do Reino Unido, 70 dos frequentadores de boates têm problemas para ouvir. Há risco também para quem não desgruda do MP3 player : em fones e baladas os níveis chegam a 120 decibéis, mais que o dobro do limite estabelecido pela Organização Mundial de Saúde, de 55. Por isso, cuidado com o volume e fique longe das caixas de som. Pode lesar em apenas uma vez , diz o médico Arthur Castilho.

Ajustar os MP3 players em um terço do volume máximo é uma saída contra problemas futuros, diz a fonoaudióloga Katya Freire. Se sentir zumbido, o som deve ser menor da próxima vez. Para também evitar abuso, ela indica os fones com tecnologia noise cancelling, que barram o som ambiente. A idéia é diminuir o volume, pois não precisa compensar o som externo.

Uma dica da otorrinolaringologista Renata di Francesco, do Hospital das Clínicas, é dar um intervalo silencioso aos ouvidos. Se estiver em locais barulhentos, como festas e boates, a exposição deve ser curta, de 15 a 30 minutos, com intervalos em locais silenciosos por cerca de 30 minutos. É importante também fazer exames periódicos.

Além dos ruídos, infecções de repetição podem levar à perda auditiva. É preciso tratar adequadamente , alerta o otorrinolaringologista Ektor Onishi, coordenador da Campanha Nacional da Saúde Auditiva. Idade, pressão alta, medicamentos, diabetes e colesterol alto também podem atrapalhar o funcionamento dos ouvidos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, 15 milhões de brasileiros têm alguma perda auditiva.
 
Fonte : Matéria enviada pelo colaborador: Dr.Arnaldo Contini Franco Publicado : 10/01/2009
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348