Untitled Document Boa tarde, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Como tratar o alcoolismo?
Visualizações : 1473
O alcoolismo é uma doença crônica de curso insidioso ou lento, que acomete grande parte da população mundial, e pode levar à deterioração mental, física e social. Nas fases iniciais é difícil ser feito o diagnóstico, já que acreditamos existir o beber social, que hoje pode ser considerado até saudável.

A história de um alcoolista é geralmente a de uma pessoa que foi aumentando ao longo do tempo a quantidade e a frequência da ingestão de álcool, passando a desenvolver tolerância pela bebida alcoólica, o que quer dizer que necessita de doses cada vez maiores da droga para obter os mesmos efeitos anteriores.

Isso ocorre porque o organismo tenta se defender de substâncias tóxicas que entram, provocando proliferação de enzimas do fígado que metabolizam o álcool, e dessa forma inativando mais rapidamente a droga circulante. O álcool é usado principalmente pela sensação de desinibição, diminuição da auto censura e relaxamento que provoca, tornando as pessoas mais sociáveis e mais corajosas para enfrentar situações, mas pode também servir como fuga da realidade ou alívio de um sofrimento psíquico.

Nestes casos seria uma tentativa do indivíduo tratar se sem passar por consulta médica ou sem precisar de uma receita com o psicotrópico aceito legalmente pela sociedade. Portanto, muitos transtornos psíquicos estão mascarados em pessoas que se auto medicam com álcool.

No entanto, a evolução da doença é marcada por perdas progressivas com vários problemas clínicos como gastrite, cirrose hepática, pancreatite, deficiências nutricionais e vitamínicas, deterioração mental com perda de consciência e amnésia, comportamento violento e de risco e síndrome de abstinência com tremores, delírios paranóides (de perseguição), alucinações, principalmente visuais, e convulsões.

Geralmente progride para desadaptações no trabalho, família e sociedade. Quando vemos um alcoolista maltrapilho errante, não pensamos que aquela pessoa teve família, bens e potencial para uma vida com dignidade. O alcoolismo incide mais sobre o sexo masculino, mas tem aumentado nas mulheres, principalmente depois da inserção destas no mercado de trabalho. Aparece também em mulheres mais maduras, que passaram por perdas ou condições psicoafetivas desfavoráveis.

O tratamento envolve a desintoxicação e a reabilitação do indivíduo, sendo o primeiro geralmente em regime de internação, e a seguir com profissionais de saúde mental, junto à família e serviços especializados em alcoolismo.


Matéria encaminhada pelo colaborador do site :
Dr.Arnaldo Contini Franco
 
Fonte : Luiz Paulo Garcia, psiquiatra Publicado : 16/01/2009
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348