Untitled Document Boa tarde, seja bem vindo! - Quinta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
SUA SAÚDE: EXERCÍCIOS NA GESTAÇÃO
Visualizações : 1346
A atividade física durante a gravidez é permitida?

Sim, mas é preciso cuidados e autorização do médico. Esse período que envolve a gravidez é muito importante para a mulher, é quando ela vê o corpo passando por mudanças e vive a expectativa pela chegada do bebê. Em meio a tantas transformações, a atividade física é essencial para melhorar a qualidade de vida da gestante e até prepará la para o parto.

É claro que a mulher grávida não pode sair fazendo qualquer atividade física. Ela precisa da orientação de um profissional habilitado, que vai desenvolver os exercícios adequados para a situação. Esse cuidado é importantíssimo para não colocar em risco a vida do bebê a até da futura mamãe. Por isso é sempre recomendado que o ginecologista autorize a gestante a praticar exercícios físicos e sempre esteja em contato com a paciente.

A atividade física nesse período não vai buscar o condicionamento físico ou a hipertrofia dos músculos, pois na gravidez o que acontece é justamente o contrário: a resistência tende a diminuir. Os objetivos são outros e estão ligados à preparação dos músculos que serão importantes durante a gestação e no parto, seja ele normal ou cesárea.

Atividades direcionadas por um fisioterapeuta vão buscar o alívio dos transtornos que podem surgir nos nove meses da gravidez, e incluem fortalecimento muscular, alongamento, relaxamento físico e psíquico, além da melhora na circulação sanguínea, alívio de dores e controle do peso. O corpo será preparado para facilitar o parto e melhorar a recuperação no pós parto. Assim, a musculatura do assoalho pélvico e do abdômen são trabalhadas de forma especial. Esse fortalecimento contribui também para que a mãe volte à forma mais rápido após o parto.

Mesmo quem nunca praticou atividade física pode começar o trabalho na gestação. Aliás, é recomendado que façam isso. Quando liberada pelo médico, a gestante pode começar os exercícios ainda no primeiro trimestre de gravidez. Um outro benefício desses exercícios é que eles previnem a incontinência urinária pós parto, diminuindo as chances da mulher desenvolver o problema.


Matéria enviada pelo colaborador do site :
Dr.Arnaldo Contini Franco CRM 33.881
 
Fonte : Celina Ballarotti, fisioterapeuta Publicado : 06/02/2009
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348