Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Terça-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
HÁLITO REFRESCANTE
Visualizações : 1422
Posso usar o enxaguatório bucal todos os dias? Aqueles que não contêm álcool são tão eficazes quanto os demais?

O enxaguante bucal é um complemento importante para uma higiene eficiente da boca, desde que seja utilizado juntamente com uma boa escovação e o fio dental. E embora uma de suas funções mais conhecidas seja atenuar o mau hálito, esta não é sua principal indicação. Os enxaguantes bucais ajudam a evitar a formação de placa bacteriana, reduzindo o acúmulo de tártaro nos dentes e, consequentemente, prevenindo a formação de cáries.

Na hora de escolher o enxaguante bucal, o melhor é dar preferência aos anti sépticos sem álcool. O álcool, de qualquer tipo, não só dos enxaguantes, agride a mucosa das gengivas e ataca a superfície das resinas, deixando as mais porosas. Essa porosidade faz com que os corantes dos alimentos se depositem sobre elas, alterando a cor original dos dentes, comprometendo a estética.

Escolha um produto que contenha também flúor. Ele funciona como uma fonte auxiliar desta substância que atua diretamente no fortalecimento dos dentes, promovendo a sua remineralização e servindo como componente bacteriostático, impedindo o crescimento bacteriano local.

Fique atento à composição do enxaguante para não escolher um produto que contenha clorexidina. Esta substância é um bactericida com ação anti inflamatória, indicada para uso pós cirúrgico, que deve ser usada somente com prescrição médica e por um curto período de tempo.

Independentemente do motivo da opção pelo uso do enxaguante bucal, o ideal é consultar o seu dentista. Só ele pode indicar o produto mais adequado para o seu caso.

Texto enviado pelo colaborador do site Dr.Arnaldo Contini Franco, CRM 33.881
 
Fonte : Fernanda Omoto, dentista clínica geral Publicado : 21/02/2009
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348