Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Quinta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
SUA SAÚDE: CINCO GRAMAS ( sal )
Visualizações : 1413
Como reduzir a ingestão de sal?

Uma pessoa saudável deve ingerir no máximo cinco gramas de sal por dia, o equivalente a uma colher de chá rasa. Mas o brasileiro consome diariamente quase o dobro disso, principalmente porque o cloreto de sódio está presente em muitos alimentos industrializados. É importante saber que o sal é um alimento essencial para o bom funcionamento do organismo. Ele é uma mistura de cloreto de sódio, iodeto de potássio, ferrocianeto de sódio e alumínio silicato de sódio. Tanto o sódio quanto o potássio ajudam na manutenção da pressão sanguínea, uma vez que regulam a passagem de líquidos pelas células.

Devido à sua rica composição, a falta de sal no organismo pode, por exemplo, causar distúrbios mentais, hipotireoidismo, abortos espontâneos, nascimento de bebês mortos e de crianças com baixo peso. Isso não significa que o sal pode ser consumido em abundância. Como qualquer outro alimento, precisa ser ingerido na quantidade adequada para produzir benefícios e afastar os riscos ligados ao seu consumo excessivo.

Quem come fora regularmente tem mais dificuldade para controlar o consumo de sal, mas sempre é possível fazê lo. A melhor estratégia ainda é evitar o saleiro, uma vez que os alimentos já são normalmente preparados com mais sal, e as saladas podem ser consumidas utilizando apenas o azeite.

MATÉRIA ENVIADA PELO COLABORADOR DO SITE:
DR.ARNALDO CONTINI FRANCO CRM 33.881
 
Fonte : Juliana Schmitt, nutricionista (Porto Alegre) Publicado : 21/03/2009
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348