Untitled Document Boa noite, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
INFECÇÃO URINÁRIA
Visualizações : 1424
Quais são os sintomas da infecção urinária em mulheres?

A infecção urinária apresenta incidência mais frequente na mulher, principalmente pela constituição anatômica. A uretra mais curta e a proximidade com o períneo são fatores que predispõem à maior facilidade de contaminação com as bactérias vaginais e intestinais.

A mulher está mais predisposta às retenções urinárias, estases urinárias (dilatações das vias urinárias) em razão da atividade reprodutiva. A atividade sexual, a gravidez, o parto e o aborto constituem os momentos que a expõem a maior possibilidade de contaminação por elementos que causam a infecção (bactérias, fungos e vírus). A infecção urinária no homem mais frequentemente vem acompanhada com cálculo, obstruindo parcialmente as vias urinárias.

Os sintomas da presença de infecção urinária são principalmente vontade frequente de urinar, dificuldade para urinar, ardência e queimação para urinar, coloração da urina com aspecto mais purulento e/ou sanguinolento, febre de intensidade variável, dor no baixo ventre, dor lombar às vezes associada à indisposição geral.

Podem estar associados sintomas como náuseas e vômitos. Deixar de urinar quando deseja, isto é, retenção urinária voluntária, relações sexuais demoradas sem a devida lubrificação vaginal, higiene perineal com contaminação de material fecal e ingestão de pouco líquido são fatores importantes na infecção urinária de repetição (três ou mais episódios por ano).

Embora possam existir outras fontes de contaminação, habitualmente a infecção urinária se faz por meio da via canalicular, quer seja por meio da uretra. O micro organismo mais frequente que provoca a infecção é a E. coli, que está presente em torno de 80 dos casos.

Em geral o tratamento e a recuperação são rápidos e eficazes. Todavia em algumas situações em que a bactéria ascende aos rins, traz repercussões com sintomatologia mais ruidosa. Em situações ainda mais graves, dependendo do tipo de bactéria, pode levar a uma infecção geral no organismo.

MATÉRIA ENVIADA PELO COLABORADOR DO SITE:
DR.ARNALDO CONTINI FRANCO CRM 33.881
 
Fonte : Osmar Henriques, especialista em ginecologia Publicado : 04/05/2009
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348