Untitled Document Boa tarde, seja bem vindo! - Quinta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
OLHO SECO
Visualizações : 1436
Qual a relação entre permanecer em ambientes climatizados com ar condicionado e a irritação nos olhos, especialmente para quem usa lentes de contato?

As lágrimas têm uma função muito importante para o perfeito funcionamento dos olhos. A cada piscada, as lágrimas são distribuídas de forma homogênea na superfície do olho, exercendo a função de manutenção da hidratação, fornecimento de oxigênio, proteção antibactericida e imunológica.

Existem algumas situações em que há uma diminuição na produção da lágrima ou ocorre deficiência em seus componentes, provocando vários sintomas oculares, tais como vermelhidão, sensação de corpo estranho, queda de acuidade visual, desconforto visual, dentre outras. Esta alteração lacrimal é chamada de olho seco.

O diagnóstico do olho seco é realizado através do exame ocular, onde o médico oftalmologista pode avaliar diversas condições do olho, entre elas a qualidade e quantidade das lágrimas produzidas.

As condições do ambiente, como clima seco, com vento e ensolarado, a poluição ou a contaminação ambiental, a calefação, o ar condicionado, ventiladores direcionados para o rosto, entre outras, podem provocar ou agravar os sintomas do portador do olho seco. Atividades por tempo prolongado, em que a pessoa fique em estado de concentração, como uso de computadores, também contribuem para a piora dos sintomas de olho seco.

Para minimizar os sintomas o médico oftalmologista poderá prescrever lágrimas artificiais ou outros medicamentos e procedimentos que possam atuar sobre suas causas ou sintomas, minimizando seus efeitos sobre o portador desta condição.

Além disso, é possível tomar alguns cuidados que podem melhorar o olho seco, como: ingestão frequente de água, evitar a permanência excessiva em ambientes climatizados, não posicionar ventiladores diretamente no rosto, uso de umidificadores, evitar o uso excessivo de lentes de contato em ambientes climatizados.

No caso do uso de computadores, introduzir períodos de descanso aproximadamente a cada
duas horas de uso e lembrar se de piscar com maior frequência. É preciso lembrar de que, na presença de sintoma de olho seco, é muito importante o acompanhamento periódico com o médico oftalmologista.

Francisco Eugenio Campiolo, médico oftalmologista
 
Fonte : Colaborador : Dr. Arnaldo Cotini Publicado : 24/07/2009
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348