Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Quinta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Lanche saudável na volta às aulas
Visualizações : 1361
O início do ano letivo vem acompanhado da preocupação dos pais com a alimentação da garotada durante as aulas. Muitos bares escolares não têm cardápio apropriado para uma refeição saudável e o consumo de alimentos pouco nutritivos e calóricos se torna freqüente.

Muitas vezes as crianças resistem em levar o lanche de casa porque a maioria dos amiguinhos come na lanchonete da escola. Segundo os especialistas, nesse caso, os pais têm que explicar a necessidade de se alimentar bem, sem banir totalmente os lanches mais calóricos. Uma alternativa é fazer um acordo com os filhos e reservar um dia da semana para a lanchonete, por exemplo.

"Quando a lanchonete for inevitável, o melhor é orientá los a escolher os salgados assados, menos gordurosos que os fritos, um suco e um iogurte ou vitamina, fontes de cálcio", explica a nutricionista Flávia Bulgarelli Vicentini, de São Paulo. A seguir, dicas da especialista.

Quando a criança vai para a escola ela necessita de energia, ou seja, glicose circulante no sangue para que se tenha um bom rendimento escolar.

Ao se falar em glicose não necessariamente estamos falando em açúcar, mas em alimentos de vários grupos que vão se quebrar no organismo e gerar a glicose. Também é valido ressaltar que uma refeição muito pesada (gordurosa) atrapalha o rendimento, pois esse alimento exigirá um tempo maior de digestão, causando sonolência.

Uma criança que passa do limite máximo de 04 horas sem se alimentar, provavelmente poderá entrar em hipoglicemia, queda da glicose circulante no sangue, com isso poderá ocorrer alguns sintomas como dores de cabeça, náusea, tremedeira, sudorese excessiva, entre outros.

Para que sejam evitados ambos sintomas, se faz necessário uma alimentação balanceada durante o período de permanência na escola, seguindo algumas dicas nutricionais, por exemplo:

frituras deverão ser evitadas, assim como massas folheadas que são feitas com margarina, de preferência consumir salgados assados.
refrigerantes também devem ser evitados, melhor consumir suco de fruta, é permitido o consumo de suco concentrado de caixinha, depois do natural, esses são os melhores conservados, pois a embalagem metálica preserva o suco diminuindo a perda de nutrientes e também garante melhor qualidade e higiene.
deverão ser inclusos no cardápio alimentos fonte de cálcio, pois as crianças estão em fase de crescimento e também formação óssea até 24 anos segundo a Organização Mundial de Saúde, uma alimentação pobre em cálcio pode gerar um déficit de crescimento e/ou osteoporose na vida adulta.
Ao contrário do que se pensa, a criança poderá incluir na lancheira algumas vezes na semana um lanchinho mais calórico como a bolacha recheada, o importante é que se compense no acompanhamento, por exemplo, 01 fruta ou suco de fruta.
pães e bolos também são permitidos, desde que ocorra um bom senso na escolha do tipo e do recheio no caso de pães.

Exemplos de cardápio adequado:

01 barrinha de cereais e 01 iogurte de frutas
01 bisnaguinha com 1/2 fatia de presunto magro e mussarela e 01 caixinha de suco de frutas
01 fruta e 01 achocolatado de caixinha
01 fatia de bolo e 01 caixinha de suco de frutas ou iogurte de frutas
Exemplo de cardápio inadequado
coxinha e refrigerante
bolacha recheada e achocolatado de caixinha
bolo recheado e iogurte de chocolate
pães com queijo tipo prato e refrigerante

Vale ressaltar que evitar não significa que um alimento é proibido, mas deve ser consumido com moderação podendo aparecer na alimentação 1 a 2 vezes por semana.
Para crianças que levam o lanche de casa, utilizar lancheiras térmicas que preservem a temperatura do lanche em torno de duas horas, principalmente no caso de laticínios, que podem estragar em temperatura ambiente.
 
Fonte : URA Online Publicado : 26/01/2010
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348