Untitled Document Boa noite, seja bem vindo! - Quinta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Qual é a idade ideal da primeira consulta ortodôntica de uma criança?
Visualizações : 1323
Uma consulta ao ortodontista quando a criança está com sete anos de idade é muito importante, pois pode prevenir muitos problemas. Nesta idade, a criança está na fase definida como dentição mista quando os dentes permanentes estão começando a nascer. Mas o mais importante é verificar a fase de troca dos dentes, pois pode haver variação na idade.

Nessa consulta, o ortodontista verificará como está a troca dos dentes, qual é o tipo facial da criança e como será seu crescimento, a mordida, o relacionamento das arcadas, de forma a detectar se há alguma alteração e se haverá a necessidade de fazer exames radiográficos.

As radiografias são fundamentais, pois mostram se o paciente apresenta todos os dentes, se a ordem de erupção está adequada e se há espaço para todos os dentes.

Fazer uma radiografia panorâmica, aquela que mostra todos os dentes, no início da dentição mista, é como fazer uma ecografia quando se está grávida, uma vez que se consegue enxergar o que está acontecendo no interior dos maxilares. Com isso, o ortodontista tem recursos seguros para orientar os pais em relação ao futuro da dentição de seus filhos.

Consultar um profissional da área não implica necessariamente que a criança deverá usar aparelho naquele momento, visto que, muitas vezes, a melhor opção é a supervisão continuada, com consultas periódicas para acompanhar o crescimento da face e a troca dos dentes.

É importante lembrar que em casos onde se verificam alguns problemas como mordida cruzada ou aberta, falta de espaço para a erupção dos dentes permanentes ou discrepância no crescimento dos maxilares, é indicada uma intervenção ortodôntica. O tratamento geralmente é realizado em períodos e com vários tipos de aparelhos, de acordo com o diagnóstico e a idade do paciente.

Renata Feres, ortodontista (Curitiba)
 
Fonte : Enviado pelo Colaborador Dr. Arnaldo Contini Franco Publicado : 15/02/2010
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348