Untitled Document Boa tarde, seja bem vindo! - Quinta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Ajuda psicológica para paciente oncológico
Visualizações : 1307
Receber o diagnóstico de doença crônico evolutiva, principalmente com o nome de câncer, não é fácil para o paciente e seus familiares. Nesse momento, é fundamental a preocupação do profissional de saúde em mostrar que esse ser humano adoecido não está sozinho nesse caminho.

Compreender o paciente através de uma escuta qualificada, entender as transformações que seu corpo terá de enfrentar, acolher seu psiquismo no conflito de inúmeras perguntas às vezes sem respostas, possibilitar medidas de conforto em sua capacidade funcional e estabelecer um olhar direcionado na totalidade de sua dimensão humana, com os aspectos do cuidar da mente, do corpo e do espírito, é além de um pensar existencialmente humanista, uma postura ética centrada no doente e em seus familiares.

Estar com o paciente implica não somente na escuta de suas queixas clínicas, mas na execução de uma ação eficaz de forma ativa, preventiva, de suporte e paliativa. A doença é uma facticidade que não pode diminuir a integridade do ser humano, que precisa ser entendido em seus temores, angústias, ansiedades e expectativas.

As doenças neoplásicas afetam a capacidade de viver o cotidiano, de trabalhar e de ser independente em alguns casos; em outros, é precisão e entendimento de que esses limites fazem parte de uma fase de enfrentamento, com a expectativa de controle da doença.

Não podemos deixar que fantasias e mitos construídos gerem um sentimento de impotência, de luta vazia, de medo, de abandono e sofrimento. O apoio em suporte terapêutico oncológico objetiva o acompanhamento de forma diferenciada e dimensionada, para que o lado emocional se sinta fortalecido e acolhido em todas as etapas do processo, buscando minimizar as depressões e ansiedades através de uma visão integral da situação em que se encontra o paciente.

A Dra Sonia Pittigliani é mestre em psicologia da saúde, doutoranda em doenças inflamatórias intestinais pela Unifesp e coordenadora de psicologia médica da Oncoclin Oncologia .oncoclinonline.com.br.


Por Sonia Pittigliani
 
Fonte : Enviado pelo colaborador Dr. Arnaldo Contini Franco Publicado : 14/03/2010
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348