Untitled Document Quinta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Segredos da Bíblia para uma alimentação saudável
Visualizações : 1519
Escritora se baseia no livro sagrado, e nos hábitos simples para uma vida mais longa e com saúde



Pão, vinho, peixe, azeite, frutas, grãos, mel e ervas são a base da dieta de Jesus





O período é de quaresma para quem é católico, mas a época também pode ser propícia para pessoas de qualquer religião aderirem a uma dieta simples, como a de Jesus, e incorporarem hábitos mais saudáveis na alimentação. O tema é tratado no livro A Dieta de Jesus Os segredos da Bíblia para uma alimentação saudável , de autoria da terapeuta molecular Heloisa Bernardes, publicado pela editora Academia. O que a terapeuta encontrou no livro sagrado foi um guia para uma vida mais longa e com mais saúde.

A ingestão de legumes e vegetais, escreve a autora, é citada já no Antigo Testamento, que prega o vegetarianismo. O hábito seria razão da longevidade. Matusalém, por exemplo, o homem que mais viveu segundo a Bíblia, chegou a completar 969 anos e era vegetariano. As leis dietéticas dos judeus Jesus, um deles pregam que uma pessoa deve ser, de preferência, vegetariana. Mas, que se não puder controlar seu desejo por carne, que esta seja Kosher, apropriada .

Pão, vinho, peixe, azeite, frutas, grãos, mel e ervas são a base da dieta de Jesus. O pão nosso de cada dia na época era assado em grandes pedras, a massa moldada em círculo, e feito com grãos integrais. Rico em fibras, o pão ainda tinha vitaminas como a B e a E, e minerais, como o magnésio, em um proporção que a farinha refinada não proporciona hoje.

O vinho objeto do primeiro milagre de Jesus, ao transformar água na bebida tem seus benefícios conhecidos popularmente há séculos. Há cerca de 400 anos antes de Cristo, Hipócrates, o pai da medicina, já usava a bebida para tratar dores de cabeça, para auxiliar na digestão e para problemas cardíacos. Mas, hoje, com a comprovação científica do efeito dos flavonóides, virou recomendação médica: tomar uma taça de vinho tinto por dia faz bem à saúde do coração.

O peixe aparece na Bíblia relacionado a vários ensinamentos e milagres de Jesus, cita a autora, lembrando da história de cinco mil pessoas alimentadas com cinco pães e dois peixes. A conhecida história parece incentivar o consumo de peixes , escreve. Não para menos: possuem proteínas com valor nutritivo ligeiramente superior ao das carnes vermelhas, tem menos gordura e esta é predominantemente poli insaturada, além das boas concentrações de vitaminas lipossolúveis, como A, E e D.

A Bíblia tem muitas referências aos usos religiosas da oliveira e do óleo de oliva , menciona. O azeite extravirgem, resultado da primeira prensa de azeitonas, revela se hoje, à luz da ciência , alimento funcional, efetivo no controle do colesterol, e ingrediente indispensável de uma dieta saudável.

Não dá para deixar de lembrar que a gula, definida pelo filósofo e teólogo São Tomás de Aquino como o gosto de comer e beber mais que o necessário , é um dos sete pecados capitais. Mas, como ressalta a autora, há que se considerar que a obesidade é doença crônica, fruto de hábitos inadequados, de propensão genética, e não só resultado da gula.

Por fim, conclui a escritora, é nos hábitos mais simples que encontramos a verdadeira felicidade física e espiritual .


Chiara Papali
 
Fonte : Enviado pelo Colaborador Dr. Arnaldo Contini Franco Publicado : 07/04/2010
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348