Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Sábado,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Tenho variações ocasionais de pressão arterial. Corro algum risco? Como devo proceder?
Visualizações : 1319
A hipertensão arterial é uma doença que se manifesta de muitas maneiras. Por isso algumas pessoas começam com elevações ocasionais dos níveis pressóricos e podem evoluir para hipertensão arterial propriamente dita.

A primeira coisa a fazer é procurar um médico habilitado que vai verificar qual a frequência dessas variações. Se é possível relacioná las com aumento do consumo de sal, aumento do peso ou mesmo momento de maior tensão emocional. Uma vez identificado um ou mais desses fatores, tenta se removê los.

É importante lembrar que muitas vezes a pressão aumenta sem que isso traga qualquer sintoma. O único meio de saber é aferir com um aparelho adequado e pessoa treinada para isso. Os sintomas mais comuns, quando presentes, são tonturas (principalmente quando o ambiente gira) e cefaléia, mais frequentemente dor na nuca.

O número de hipertensos tem aumentado e, o que é mais preocupante, em pessoas mais jovens. Estima se que no Brasil aproximadamente 20 da população adulta sofra desse mal. E, pela condição de ser uma doença de longa evolução que leva a danos sérios do sistema vascular, lesando os chamados órgãos alvos (coração, rins e cérebro), seus portadores necessitam de cuidados constantes. Não só o uso de medicamentos, quando necessários, como também estímulos a mudança de hábitos de vida. Alguns deles com resultados interessantes, como por exemplo emagrecer. Há vários estudos demonstrando que a diminuição de 5 do peso corpóreo já traz impactos benéficos, diminuindo a pressão arterial. A prática regular de exercícios físicos também.

Outro aspecto a destacar é que o diagnóstico de Hipertensão Arterial é feito quando a medida estiver igual ou maior que 140/90 milímetros de mercúrio, em pelo menos três aferições, em momentos diferentes.

Se por um lado o aumento da pressão arterial é um diagnóstico, a sua permanência em níveis baixos, ou seja, a pressão sistólica abaixo de 100 milímetros de mercúrio de maneira isolada e em pessoas sem sintomas não costuma ser problema. Em outras palavras a chamada pressão baixa tem variação grande de indivíduo para indivíduo.

Em resumo, com os cuidados necessários, a maior parte dos pacientes hipertensos alcançam bom controle e podem levar uma vida normal e saudável.

Marco Fabiani cardiologista (Londrina)
 
Fonte : Enviado pelo Colaborador Dr. Arnaldo Contini Franco Publicado : 07/04/2010
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348