Untitled Document Boa tarde, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Dom José Maria Libório
4º Bispo da Diocese
Filho de Victor Camino Chavarri e de Maria Saracho, nasceu em Santure-Viscaya-País Basco, no dia 13 de novembro de 1931. Fez ao estudos básicos no Seminário Menor de Castillo Elejabeitia e de Vitória, ambos na Espanha. Cursou filosofia e parte da teologia no Seminário de Vitória, completando os estudos Teológicos no Seminário de Derio.

Em seguida foi para o Seminário da nova Diocese de Bilbau. Possui títulos universitários em Filosofia, Teologia, Ciências Sociais e Direção Empresarial. Foi Ordenado Presbítero aos 06 de julho de 1958. De 1958 à 1967, foi prefeito de disciplina e professor no Seminário de Derio.

Em 1967 veio para o Brasil como missionário. Em fevereiro de 1968 foi nomeado pároco da paróquia São Benedito, em Guaianases - São Paulo, permanecendo até 03 de fevereiro de 1990.

Juntamente com o ofício de pároco, exerceu os seguintes serviços pastorais: Coordenador de um setor Pastoral, Membro do Conselho Presbiteral, Coordenador do Grupo que Administrava a região episcopal São Miguel Paulista da Arquidiocese de São Paulo; Presidente da Obra Kolping do Brasil, Vigário Geral para a Região Episcopal de São Miguel Paulista, esteve incardinado na Diocese de São Miguel Paulista desde a sua criação, até 16 de junho de 1999, foi pároco da Catedral e Vigário Geral.

Exerceu os seguintes cargos: Ecônomo, Membro do Colégio de Consultores, Membro do Conselho de Pastoral e Presbiteral, Membro do Conselho de Assuntos Econômicos, Diretor e Administrador do Colégio Diocesano Virgem do Pilar, Diretor e Tesoureiro da Cáritas Diocesana.

Nomeado Bispo Titular de Urusi e Auxiliar da São Miguel Paulista - São Paulo, pelo Papa João Paulo II no dia 16 de junho de 1999.

Dia 20 de Fevereiro de 2002 foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Bispo Diocesano de Presidente Prudente. Sua posse aconteceu na Catedral de São Sebastião de Presidente Prudente aos 07 de Abril de 2002.
www.diocesepresidenteprudente.com.br
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348