Untitled Document Quinta-feira,   -  
 
Dom José Gonçalves da Costa
2º Bispo da Diocese
Nasceu em Belo Horizonte no dia vinte e sete de abril de 1914. Fez seus estudos médios (Ginásio) em Congonhas-MG no Seminário Menor dos Padres Redentoristas. Filosofia e Teologia cursou no Seminário Maior dos redentoristas, na Holanda. Ordenado sacerdote em 18 de dezembro de 1938 em Tiete-SP. Foi professor no seminário de Congonhas-MG, Missionário Paroquial, tendo pregado missões em Minas Gerais e são Paulo, Superior das Missões, Pároco e Fundador da Paróquia de Coronel Fabriciano, Vale do Rio Doce-MG, Construtor e Diretor da Casa de Retiros, São José, em Belo Horizonte-MG, Ecônomo Provincial dos Redentoristas, Pároco no Rio de Janeiro na Paróquia Santos Afonso, Superior Provincial, Bispo Auxiliar do Senhor Cardial Dom Jaime Câmara, do Rio de Janeiro, Secretário da CNBB de 1954 à 1968.

No ano de 1970 no dia 28 de fevereiro, toma posse em Presidente Prudente como Segundo Bispo Diocesano. Algumas de suas realizações em Presidente Prudente: divide a Diocese em três regiões pastorais; publica o Primeiro Boletim Diocesano "A DIOCESE", constitui o Conselho de Presbíteros da Diocese, institui a Primeira Turma de Ministros Extraordinários da Eucaristia, cria o Primeiro Plano de Pastoral da Diocese, publica os Estatutos da OVS (Obras das Vocações Sacerdotais ).

No ano de 1975, recebe o título de cidadão prudentino aos 16 de setembro da Câmara Municipal de presidente Prudente. No dia 19 de agosto é nomeado Arcebispo Coadjutor de Niterói-RJ, tornando Arcebispo Emérito em 9 de maio de 1990. Faleceu em Belo Horizonte no dia 19 de Junho de 2001.
Site da Diocese: www.diocesepresidenteprudente.com.br
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348