Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Terça-feira,   -  
 
Sete domingos em Honra a São José
 
1º Domingo (2 e 3 de fevereiro)

Glorioso São José, grande foi a vossa amargura e angústia na hesitação de abandonardes a Virgem Maria. Mas indescritível foi vossa alegria, quando o anjo vos revelou o soberano mistério da encarnação.

DOR E SOFRIMENTO

A amargura e hesitação em abandonar a Virgem Maria, sua noiva, que estava grávida de um filho que ele sabia que não era dele.

ALEGRIA E JÚBILO

Indescritível foi vossa alegria, quando o anjo vos revelou o soberano mistério da encarnação.

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA - Mateus 1,18-19

A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, comprometida em casamento com José, antes que coabitassem achou-se grávida pelo Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo.

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA - Mateus 1, 20-21

Enquanto assim decidia, eis que o anjo do Senhor manifestou-se a ele em sonho, dizendo: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados.”

ASPECTOS REFLEXIVOS

A Lei Mosaica era bastante clara no caso de uma mulher prometida em casamento não ser virgem (cf. Dt 22,20-21). Ela devia ser jogada para fora das portas da casa do pai e seria apedrejada até a morte. José resolve não expor Maria aos rigores da Lei, porque era Justo e estava diante de um mistério que ele não compreendia.

ATUALIZANDO :

Quantas vezes nós temos dúvidas, hesitações, sem saber que atitude tomar, seja em casa, no trabalho, nos relacionamentos familiar e com amigos. Porém, Deus sempre tem um plano que é repleto de justiça e nós devemos aprender de São José sua justiça em não querer prejudicar Maria e sua família e também o seu silêncio: muitas vezes falamos demais, julgamos demais, difamamos demais. O silêncio é uma grande virtude que São José nos ensina. Rezemos para que Deus nos conceda essa virtude e que ilumine nossas decisões.

ASPECTOS REFLEXIVOS

O nome de Jesus vem do hebraico Yehoshú’a, que quer dizer: “Iahweh salva”. E o mistério da encarnação é justamente o fato de Deus se tornar um de nós para nossa salvação, conforme seu prévio desígnio, revelado aos Patriarcas e a Davi (mencionado no texto de Mateus) e anunciado por todos os profetas.

ATUALIZANDO :

Deus sempre tem um plano para cada um de nós. Muitas vezes, a turbulência da vida, a correria do dia-a-dia, nossa falta de oração, da oração que busca escutar a Deus, mais o que pedir coisas para ele, enfim, tudo isso nos impede de ver o que Deus tem preparado para cada um de nós. Falar é prata, calar é ouro, já diz o velho ditado. São José soube se calar, continuou no caminho da justiça e teve revelado qual era o plano de Deus em sua vida e o modo como tomaria parte nele. Esforcemo-nos numa vida de oração mais contemplativa e constante.

Fonte: (José Eduardo Balikian)

Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348