Untitled Document Boa noite, seja bem vindo! - Terça-feira,   -  
 
Sete domingos em Honra a São José
 
2º Domingo (9 e 10 de fevereiro)

Felicíssimo São José, que fostes escolhido para ser o pai adotivo do Verbo humanado, a dor que sentistes ao ver nascer em tanta pobreza o Deus Menino, se vos mudou em júbilo celeste ao ouvirdes os louvores angélicos, contemplando a glória daquela brilhantíssima noite..

DOR E SOFRIMENTO

A dor que sentistes ao ver nascer em tanta pobreza o Deus Menino

ALEGRIA E JÚBILO

Se vos mudou em júbilo celeste ao ouvirdes os louvores angélicos, contemplando a glória daquela brilhantíssima noite.

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA - Lucas 2,4-7

José subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (...), para se inscrever (no recenseamento) com Maria, sua mulher, que estava grávida. Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles...

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA - Lucas 2, 9-14

Simeão tomou o menino Jesus nos braços e bendisse a Deus, dizendo: “Agora, Soberano Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste em face de todos os povos, luz para iluminar as nações, e glória de teu povo, Israel.”

ASPECTOS REFLEXIVOS

Foi César Augusto, o Imperador Romano de 30 a.C. a 14 d.C., quem ordenou o recenseamento, com o objetivo de verificar seu domínio, cobrar melhor os impostos e impor cada vez mais o seu poder. José era descendente de Davi e teve de ir para Belém, a cidade de Davi, fazer sua inscrição, levando Maria, grávida de nove meses, sem ter lugar onde ficar.

ATUALIZANDO:

Quantas vezes nós passamos por dificuldades e vicissitudes: dificuldades econômicas também não faltam. Quantas vezes queremos dar para os nossos um conforto maior e não temos condições. Quantas vezes planejamos as coisas de uma forma e elas acabam acontecendo completamente diferentes do planejado. São José, por ter passado por tudo isso, é um grande modelo para enfrentarmos as dificuldades da vida, confiantes de que Deus está conosco e jamais nos abandona, por maior que seja o sofrimento.

ASPECTOS REFLEXIVOS

Nos velhos textos bíblicos, por exemplo Gn 16,7, o “Anjo do Senhor” representava primeiro o próprio Iahweh e, com o amadurecimento do povo de Deus, passou a ser o mensageiro celeste, que revela os desígnios divinos e canta seus louvores. Quem participa disso tudo são os simples pastores e não os grandes nobres do tempo de São José.

ATUALIZANDO:

Quando estamos em meio à tribulação fica difícil perceber que Deus está agindo. Pela oração, podemos perceber que Deus realmente escreve certo por linhas tortas que, aliás, são entortadas por nós mesmos. Os pastores é que recebem o anúncio porque são simples, humildes, sem soberba e abertos para perceber a ação de Deus. A alegria de São José está em verificar que todos os sofrimentos tinham um sentido e que ele se unia a todo exército celeste para cantar os louvores ao Senhor. Deus sempre atua, jamais se omite. É preciso crer.

Fonte: (José Eduardo Balikian)


Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348