Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Sete domingos em Honra a São José
 
3 º Domingo (16 e 17 de fevereiro)

Obetientíssimo São José, o sangue precioso que o divino infante derramou na circuncisão, causou-vos profunda tristeza. Mas o nome de Jesus vos reanimou e encheu de inefável alegria.


DOR E SOFRIMENTO

Obetientíssimo São José, o sangue precioso que o divino infante derramou na circuncisão, causou-vos profunda tristeza.

ALEGRIA E JÚBILO

Mas o nome de Jesus vos reanimou e encheu de inefável alegria.

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA - Lucas 2, 21

Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, conforme o chamou o anjo, antes de ser concebido.

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA - Mateus 2,21.

Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, conforme o chamou o anjo, antes de ser concebido.

ASPECTOS REFLEXIVOS

A Lei prescrevia (Lv 12,3) “No oitavo dia será o menino circuncidado”, pois o Livro do Gênesis dizia: “Eis o meu pacto, que haveis de guardar entre mim e vós, e a tua posteridade depois de ti: Todos os homens entre vós serão circuncidados; circundareis a carne do vosso prepúcio, para que seja o sinal da aliança entre mim e vós” (Gn 17,10-11)

ATUALIZANDO:

Qual pai não sofre com o sofrimento do seu filho? São José também sofreu com a circuncisão de seu menino Jesus, mas foi fiel à Lei de sua ascendência davídica e cumpriu o que seu próprio filho depois diria: “Nos convém cumprir toda a justiça” (Mt 3,15b). Não são raras às vezes nas quais precisamos sentir na carne os planos que Deus tem para nós e para os nossos. É preciso compreender que Deus jamais nos abandona, por mais traumática que a situação possa parecer.

ASPECTOS REFLEXIVOS

Como já refletimos no segundo domingo, o nome de Jesus vem do hebraico Yehoshú’a, que quer dizer: “Iahweh salva”. São José era um homem de fé, que lia as Escrituras e esperava a promessa feita aos Patriarcas e anunciada pelos Profetas. Que alegria ver que seu menino era o Deus Salvador, o Messias esperado: Jesus: o Deus que salva o seu povo.

ATUALIZANDO:

A Salvação já está realizada em Jesus, mas ainda precisa ser atualizada em cada um de nós. Deus nos salva, isso é certo. A questão está em saber se queremos receber a Salvação que Ele nos proporciona. São José percebeu isso e sentiu grande alegria em ver a ação de Deus em sua vida e na vida de seu povo. E nós? Conseguimos ver que Deus está constantemente atuando em nossa vida? Ou o Jesus que salva é apenas um “clichê” que hoje virou marketing que dá lucro para muitos? Reflita e reze!

Fonte: (José Eduardo Balikian)

Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348