Untitled Document Boa tarde, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Testemunho de Fraternidade
Irmã Serafina Cinque

DADOS SOBRE O PROCESSO PARA A CANONIZAÇÃO DO "ANJO DA TRANSAMAZÔNICA"


Compilados pela vice-Postuladora, Irmã Marília Menezes, Belém, 25.03.08

Nome de Batismo – Noeme Cinque

Local do nascimento - Urucurituba, Amazonas, Brasil

Data – 31 de janeiro de 1913, sendo a segunda de 12 irmãos e irmãs.

Pais – Vicente Cinque e Sarah Cinque, nascidos em Salerno, sul da Itália, e vindos para Urucurituba em 1906. O pai se tornou um rico seringalista. Com a queda da borracha, dedicou-se ao plantio e envio de cacau para o sul do Brasil, e exterior, com muito sucesso.

Estudos de Noeme e engajamento profissional - Professora pelo Instituto de Educação do Amazonas. Enfermeira prática pelo Departamento de Saúde do Amazonas, em 1943.

Vocação para a Vida Religiosa- Primeiro apelo de Deus, aos 12 anos de idade, quando era aluna do Colégio Santa Dorotéa, em Manaus, apelo que se fez cada vez mais forte, durante a vida, e que sempre lutou para seguir, apesar da forte e constante objeção do pai, que a desejava como grande mulher de negócios, como ele.


COMO LEIGA NO MUNDO

Trabalho pastoral incansável, motivado pelo intenso amor a Jesus e aos irmãos e irmãs - Catequista nas escolas e Paróquias de Manaus, engajamento decidido como leiga da Ação Católica, Presidente das Filhas de Maria e do Apostolado da Oração das Paróquias da Catedral e depois de N. S. Aparecida, em Manaus. Visitadora de encarcerados, e enfermeira domiciliar de doentes e idosos em suas casas e em Casas de repouso.


ENTRADA PARA A VIDA RELIGIOSA

Quando as Irmãs norte-americanas Adoradoras do Sangue de Cristo foram a Manaus em 1946, para observar o campo de trabalho que lá iriam exercer, os Padres Redentoristas apresentaram Noeme, já com 33 anos, às Irmãs, e lhes explicaram o seu firme desejo de ser freira. Noeme viu tudo isso como a Vontade de Deus : atendeu ao convite das Irmãs que desejaram levá-la para a cidade de Wichita, Estado de Kansas, EUA, e passou 2 anos, fazendo o Postulado, o Noviciado e a Profissão dos Votos Religiosos, recebendo o nome de Irmã SERAFINA. Regressou a Manaus a 20.11.1948.

Em Manaus, trabalhou arduamente para a construção do primeiro Noviciado na Amazônia e primeiro Convento do Preciosíssimo Sangue.

Trabalho educacional – No interior do Amazonas, serviu em Coari, Manacapuru, Codajás e Nova Olinda do Norte, e no Pará em Santarém e Altamira, ora como diretora e professora, ora regularizando os papéis junto às Secretarias de Estado de Manaus e Belém, para conseguir reconhecer Escolas secundárias e de formação de Professores.

Como enfermeira – Não havendo médicos no interior da Amazônia, Ir. Serafina era considerada uma verdadeira médica, fazendo partos, cuidando de doenças várias, e ensinando a Medicina e alimentação alternativa para combater a fome e doenças, com uma dedicação inesgotável.


O ANJO DA TRANSAMAZÔNICA

Em 1971 Irmã Serafina foi enviada a Altamira, PA, sede da Prelazia do Xingu, onde viu o drama da miséria causada pela abertura da Estrada Transamazônica, quando o hospital da cidade não dava conta de receber as gestantes e os enfermos vitimados pelas consequências da abertura da Estrada. Em sua caridade heróica, começou então a acolher as gestantes e os doentes que ficavam nas ruas, em abrigos provisórios, como por exemplo, a sede do INCRA.

Em uma batalha feita de lágrimas, oração e fadigas, não recusava ninguém que precisasse de ajuda. O Bispo Dom Eurico Krautler a apoiou, e conseguiu auxílio na Alemanha e na Áustria para que o Padre Frederico Tschol, da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, e vigário geral, pudesse construir a CASA DIVINA PROVIDÊNCIA (foto ao acima ), no bairro Brasilia, em terreno da Prelazia, periferia de Altamira, a qual foi inaugurada a 13 de maio de 1984, para receber as gestantes e seus bebês. Pouco depois fundou um anexo para os doentes chamado REFUGIO SÃO GASPAR – nome do fundador dos Missionários do PP. Sangue, dentro do terreno da Divina Providencia. O terceiro Bispo de Altamira, Dom Erwin Krautler, tornou-se também um incentivador de sua obra. O nome “Divina Providência” vem da confiança que Ir. Serafina tinha: de que Deus não a abandonaria em luta tão grande para socorrer os desvalidos, o que a levava a usar muitas vezes a sua frase preferida: “COMO DEUS É BOM !”

O equipamento da casa, contudo, e a alimentação das gestantes e doentes ficou a cargo de Irmã Serafina que continuou a esmolar, com a ajuda de auxiliares dedicados, tanto em Altamira como pelas nascentes agrovilas e travessões, indo de caminhão, em quilômetros distantes, na poeira e na lama da Transamazônica, em um exercício constante de fé e humildade, chegando a recolher sobras de supermercados para fazer a sopa das gestantes e dos doentes.

Um jornalista do Rio de Janeiro, ouvindo falar da fama de caridade de Irmã Serafina, foi a Altamira e viu que o povo a chamava de ANJO DA TRANSAMAZÔNICA, nome que ele colocou como título de um artigo na revista “O Grande Sinal”, em 1973, e que se tem difundido. Esse nome está na biografia de Ir. Serafina, escrita por Ir.Marília Menezes, em Manaus, em 1995.


ABERTURA DO PROCESSO

Ir. Serafina faleceu de câncer a 21 de outubro de 1988, em Manaus, e espalhando-se sua fama de santidade, com muitos casos de cura de doenças conseguidos pela intercessão da Serva de Deus, a Congregação das Adoradoras do Sangue de Cristo, que em Belém possúem o Hospital N.S.de Guadalupe, pediu a Dom Luiz Soares Vieira, Arcebispo de Manaus, a abertura, a 7 de julho de 2000, de um Tribunal Eclesiástico para comprovar as virtudes de Ir. Serafina, através de detalhado Processo.

Para dinamizar esse processo, a superiora geral das Irmãs Adoradoras indicou Irmã Maria Paniccia, ASC, a qual tem o título de Postuladora, e que reside em Roma, tendo passado alguns meses em Manaus, ajudando a organizar o Processo. A vice-Postuladora ou responsável no Brasil é Irmã Marília Menezes, que desde 2006 reside em Belém, no endereço abaixo. O Presidente do Tribunal é o Padre Alberto Bresciani, salesiano. Foram ouvidas nesse Tribunal 52 Testemunhas em Belém, Altamira, Manaus, Belo Horizonte e, por via Rogatória, nos Estados Unidos. A 29 de setembro de 2003, foi concluido, em Manaus, o Processo em sua fase diocesana, cujo fruto, em volumosa documentação, foi levado por Ir. Maria Paniccia ã Congregação dos Santos, no Vaticano, tendo tido aceitação muito favorável.

Por ser um grande desejo do povo de Altamira, a 30.09.2003, foi feita a Exumação, isto é, os restos mortais de Ir. Serafina foram retirados do cemitério São João Batista, de Manaus, AM, e levados a Altamira, em festiva homenagem. Ali estão na igreja paroquial da Imaculada Conceição, atraindo muitos fiéis para a oração.

A 8.12.2007, festa da Imaculada Conceição, terminou de ser escrita em Roma a chamada POSITIO, nome latino de 2 grandes livros: a Informatio (Informação) sobre a vida, virtudes e fama de santidade de Irmã Serafina, com 389 páginas, e a Biografia Documentada, com 1.093 páginas, na qual se conta toda a vida de Irmã Serafina, com fotos, gráficos e farta documentação. Esse trabalho, com base nas pesquisas feitas por Ir. Marília durante 12 anos, foi completado e organizado em um trabalho minucioso e exigente, por Ir. Maria Paniccia, sob a supervisão de Padre Cristoforo Bove, 0.F.M. Conv., isto é, franciscano.

Esses livros estão sendo lidos em Roma por uma Comissão de Peritos da Congregação dos Santos. Em março de 2008 foram enviados aos Srs. Bispos dos Regionais Norte I (sede em Manaus) e Norte II (sede em Belém) da CNBB, pois Ir. Serafina trabalhou em várias cidades desses Regionais.


MILAGRES

Estamos na fase de aguardar um Milagre, pois, para a Beatificação de uma pessoa é necessário um milagre e vários casos tem chegado às mãos da vice-postuladora, porém a comprovação dos mesmos pelos médicos é sempre muito difícil. Para a Canonização é necessário outro milagre. Mas nada é impossível a Deus, se Ele permitir que tenhamos em breve a primeira Santa da Amazônia. Pedimos orações pela intercessão de Irmã Serafina.

Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348