Untitled Document Boa tarde, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Filhos: Dom ou direito? A reprodução natural x reprodução assistida
Visualizações : 1365
A necessidade da união dos dois sexos para que as células se possam reproduzir destacando a diferença entre o dom que é uma dádiva e o direito que passa a ser algo merecido


NO CEN 2010, a Dra. Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi, médica, doutora em Farmacologia e membro da Comissão de Bioética da CNBB, abordou o tema referente à reprodução assistida onde se defende a idéia da desvinculação entre a sexualidade e a procriação.


Aprofundando no tema da procriação como essência do matrimonio, a Dra. Verreschi sublinhou que a sexualidade é um dom natural e uma capacidade de reproduzir células, porém não sozinho; daí a necessidade da união dos dois sexos para que as células se possam reproduzir destacando a diferença entre o dom que é uma dádiva e o direito que passa a ser algo merecido. É nesse encontro entre os esposos onde temos a união sexual das células do homem com as células da mulher, e temos também as novas células do filho como um ser totalmente diferente dos pais , afirmou.


A conferencista caracterizou a história mais recente da medicina como um período da medicina racional no qual a biologia molecular e a tecnologia avançaram perante a ética. Para a medicina racional, a pessoa fica sujeita a critérios utilitaristas e de eficácia , assegurou. Ela mostrou ainda que a reprodução assistida, ou seja, gerando a vida sem a intervenção dos pais, gera um problema muito mais sério, que são os embriões excedentes congelados utilizados para a pesquisa científica e alimentando o comércio de embriões humanos .


Criticando a manipulação da informação que fazem alguns meios de comunicação, a conferencista mencionou como o sofrimento de pessoas que têm dificuldades em procriar ou cujos filhos venham nascer com alguma doença é utilizado por tais meios como forma de legitimar atitudes que reforcem as idéias da mentalidade eugênica na sociedade. Trata se de uma seleção que vai mais além da seleção natural , concluiu.
 
Fonte : .cen2010.org.br Publicado : 15/05/2010
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348