Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Terça-feira,   -  
 
História do Jubileu
História do Jubileu
Certamente que essa data deveria ser celebrada com muito jubilo e alegria. Em todo o caso quarenta anos é um tempo razoável para qualquer ser humano. No caso de nossa paróquia, como instituição cristã, não o é de forma extraordinária. Mas considerando nossa razoabilidade estamos celebrando em ação de graças a Deus por mais esse dom.

Lendo o “livro do tombo” onde se esta assentada o histórico da paróquia não encontrei elementos importante para trazer à memória. O Pe. João do Rio não tinha o habito de escrever detalhes a respeito daquilo que ele fazia ou deixava de fazer na paróquia. Também se entende que ele não tinha o costume de celebrar fatos e, depois, registrá-los no livro do tombo como deveria ter sido normal. Assim pude observar sobre o primeiro ano, o décimo, o vigésimo ano de paróquia nada consta. Nenhum dado para se registrar nesse momento.

Nesses anos todos a paróquia cresceu e diminuiu bastante. A sua primeira divisão foi com a criação da paróquia de Nossa Senhora Mãe da Igreja em 1978 e, depois, em 1988 a criação da paróquia de São Francisco de Assis. Com isso a paróquia ficou como que reduzida e, de certa forma, envelhecida.

O Pe. João exerceu o seu ministério por quase 36 anos nesta paróquia. Certamente que esse fato acarretou algumas conseqüências para o desenvolvimento das atividades de pastorais. Ainda mais aleitado por sua enfermidade nos últimos anos vindo a falecer no dia 19 de janeiro de 2007.

Com a chegada do Pe. Jerônimo tentou-se algo novo. Mas em vão. A comunidade não tinha a força necessária para a propulsão corajosa de um novo tempo. As divisões se somavam e não contribuíam para o crescimento comunitário. A comunidade estava emperrada e havia perdido o frescor do amor sempre novo que nasce do Ressuscitado. Não vale a pena lamentar-se. É hora de erguer a cabeça e tomar fôlego para a nova empreitada. Agora basta a esmeralda; caminhemos a para o jubileu do ouro!

Nesses quarenta anos vale, apenas, lembrar o marco significativo dessa expressão religiosa em nossa cidade. As fotos que se seguem ilustram a nossa caminhada. A ação de Deus ficou encravada em cada espírito humano onde ninguém consegue ler. Somente a historia de cada um como livro divino. As infinitas vezes que Deus nos visitou com sua palavra e ação através dos sacramentos.

Enfim, por todos aqueles que deram o melhor de si para construir um pedacinho do Reino nesse espaço sagrado que é a paróquia com sua diversidade de idéias e sentimentos por vezes alterados. Por todos aqueles que acreditaram na possibilidade de um novo recomeçar. Por todos aqueles que colaboraram desde o inicio ate o alvorecer desses últimos dias, o nosso eterno agradecimento.

Na intercessão do glorioso São José, minha benção.

Pe. Jerônimo

Álbum de fotos
Álbum de fotos
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348