Untitled Document Boa noite, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
O que é retinopatia diabética?
Visualizações : 1357
O diabetes (DM) é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações e disfunções de vários órgãos, entre eles, os olhos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que após 15 anos sem controle glicêmico adequado, 2 dos indivíduos acometidos estariam cegos e 10 teriam deficiência visual grave.

Dificuldade de foco, catarata, glaucoma e danos na retina são as principais complicações oftalmológicas provocadas pelo não controle do DM. Responsável por 2 dos casos de cegueira no mundo todo, a Retinopatia Diabética (RD) é uma complicação do DM e acontece quando os vasos sanguíneos da retina são danificados. O nível elevado de glicose torna o sangue mais denso e provoca problemas circulatórios em todos os vasos sanguíneos do corpo.

Com o tempo, os pequenos vasos da retina são lesionados e, em uma fase mais avançada, pode ocorrer uma neovascularização, um crescimento anormal de vasos sanguíneos na retina, que podem se romper a qualquer momento. Esses distúrbios podem prejudicar a visão e chegam até mesmo a provocar cegueira.

A RD é a principal forma de cegueira irreversível no Brasil, não apresenta sintomas nas fases iniciais, mas evolui acometendo a maioria dos portadores de DM ao longo do tempo. A perda da visão pode ocorrer de duas maneiras: os vasos sanguíneos frágeis podem crescer desordenadamente na retina e se romper espalhando o sangue para o centro do olho; ou o fluído ocular pode vazar com o rompimento dos vasos fazendo a mácula (parte do olho responsável pela percepção dos detalhes) inchar, alterando a visão.

Para diagnosticar, rastrear e monitorar a RD, todo indivíduo diabético deve se consultar com o oftalmologista anualmente para o exame de mapeamento de retina, que permite a análise de todas as estruturas da retina, nervo óptico e vítreo.

Erika Hoyama, oftalmologista (Londrina)
 
Fonte : Enviado pelo Colaborador Dr. Arnaldo Contini Franco Publicado : 31/05/2010
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348