Untitled Document Boa noite, seja bem vindo! - Quinta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Ambiente e saúde
Visualizações : 1279
Um ambiente limpo é essencial para a saúde e bem estar das pessoas. No entanto, as interacções entre a saúde humana e o ambiente são muito complexas e difíceis de avaliar, o que torna a utilização do princípio de precaução especialmente útil. Os impactos na saúde mais conhecidos estão relacionados com a poluição atmosférica, a fraca qualidade da água e as condições sanitárias insuficientes. Pouco mais se sabe sobre os efeitos das substâncias químicas perigosas na saúde. O ruído é um problema de saúde e ambiental emergente. As alterações climáticas, a destruição da camada de ozono estratosférico, a perda de biodiversidade e a degradação dos solos também podem afectar a saúde humana.

Na Europa, as principais preocupações com a saúde associadas ao ambiente estão relacionadas com a poluição do ar em recintos abertos e fechados, a fraca qualidade da água, as fracas condições sanitárias e as substâncias químicas perigosas. Os efeitos associados para a saúde incluem doenças respiratórias e cardiovasculares, cancro, asma e alergias, bem como perturbações ao nível do sistema reprodutivo e do desenvolvimento neurológico.

As partículas finas em suspensão e o ozono troposférico são as principais ameaças para a saúde humana decorrentes da poluição atmosférica. O programa Ar Limpo para a Europa (CAFE) da UE estima um total de 348 000 mortes prematuras por ano devido à exposição a partículas finas em suspensão (PM2.5). A este nível de exposição, a esperança média de vida é reduzida em cerca de um ano.

O Livro Verde da UE sobre a exposição ao ruído refere que cerca de 20 da população da União Europeia é afectada por níveis de ruído que os peritos de saúde consideram inaceitáveis, ou seja, que podem causar incómodo, perturbação do sono e efeitos prejudiciais para a saúde.

Os transportes, em especial nas zonas urbanas, são um dos principais factores que contribuem para a exposição humana à poluição atmosférica e ao ruído.

Pouco mais se sabe sobre os efeitos das substâncias químicas na saúde. Existe uma preocupação crescente quanto aos efeitos da exposição a misturas de substâncias químicas a níveis reduzidos e durante períodos prolongados ao longo da nossa existência, em especial, durante a gravidez e os primeiros anos da infância.

As substâncias químicas persistentes com efeitos a longo prazo, como os policlorobifenilos (PCBen) e os clorofluorocarbonetos (CFC), bem como as utilizadas em estruturas de longa duração — por exemplo, materiais de construção — podem apresentar riscos mesmo depois da sua produção ter sido gradualmente eliminada.

Muitos poluentes que afectam a saúde humana estão gradualmente a ser objecto de controlo regulamentar. No entanto, existem problemas emergentes para os quais pouco se sabe em matéria de vias de transferência para o ambiente e efeitos na saúde, como, por exemplo, os campos electromagnéticos (EMF), os produtos farmacêuticos no ambiente e algumas doenças infecciosas (cuja disseminação pode ser influenciada pelas alterações climáticas). O desenvolvimento de sistemas de " a rápido" deve ser incentivado, a fim de reduzir o tempo de resposta entre a detecção de um potencial perigo e uma intervenção ou acção pelas autoridades competentes.

A saúde humana foi sempre ameaçada por fenómenos naturais, tais como tempestades, inundações, incêndios, desabamentos de terras e secas. As consequências desses fenómenos estão a ser agravadas pela falta de prevenção e pelo resultado da actividade humana como, por exemplo, a desflorestação, pelas alterações climáticas e pela perda de biodiversidade.
Inove!
Incite a sua entidade patronal a desenvolver uma política de transportes sustentável para as deslocações de serviço. Pode comprar créditos de carbono para compensar voos, reduzir ao mínimo as reuniões que impliquem deslocações, substituindo‑as por videoconferências ou videochamadas, ou substituir o avião pelo comboio nocturno.
 
Fonte : Agência Européia do Ambiente Publicado : 05/06/2010
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348