Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
SEXO & COMPORTAMENTO - SER E ESTAR
Visualizações : 1579
Dentre os verbos mais utilizados, encontramos o ser e o estar, traduzidos no inglês pelo verbo to be. O verbo ser significa ter os mesmos atributos, qualidades ou condição, enquanto que o estar implica em demonstrar (condição física ou emocional), partilhar a companhia de, morar junto ou coabitar (Larousse).

Ao analisar o relacionamento dos casais, começando pelo estado civil, percebe-se o uso do verbo ser (solteiro, casado, divorciado, viúvo), denotando uma situação estática e constante, como se cada categoria apresentasse os mesmos atributos, qualidades ou condição. Ao utilizar o estar, tem-se a idéia de algo dinâmico, podendo apresentar diferentes nuances.

Há também o ficar - modalidade em que os casais permanecem temporariamente juntos (minutos, horas ou dias) sem qualquer compromisso. Inicialmente, os ficantes eram mais encontrados entre os adolescentes, que chegavam a contabilizar o núm ero das conquistas momentâneas em cada festa.

Mas a moda do ficar cresceu, abrangendo todas as faixas etárias. O significado também foi ampliado - do beijo até a relação sexual. Tempos modernos! Prazer consumido em fast food; tudo muito rápido, com pouco investimento e digestão nem sempre agradável. Os relatos dos ficantes muitas vezes incluem vivências de lua-de-mel e de fel.
Vale questionar quem desejamos ser e como gostaríamos de estar com alguém, considerando como as relações afetivas são nomeadas: estou ficando, estou namorando e sou casado.

O verbo estar sugere situações dinâmicas e transitórias, enquanto as identificadas pelo ser parecem estáticas e definitivas. O estar ficando/namorando dá a idéia de romance e prazer, enquanto o ser casado implica em paralisação, e pode funcionar como antídoto para o amor!

Muitos casais atendidos em consultório consideram o casamento como o final de uma trajetória de busca, conquista e sensação. Quando, na verdade, é apenas o começo de um novo tempo, que também deve ser recheado de dedicação ao parceiro e à busca de novas emoções.

Ao invés dos cônjuges identificarem-se como sou casado(a), poderiam dizer estou casado(a), denotando não apenas um estado civil, mas sim uma vivência de partilha e cumplicidade entre o casal.

Mitos e Verdades

- Mito: casamento é ponto de chegada
- Verdade: casamento é o início de um novo percurso do casal


Enviado por : Dr. Arnaldo Contini Franco
 
Fonte : Maria Elizabeth Barreto de Pinho Tavares, psicóloga, doutora em Psicologia Clínica e docente Publicado : 20/06/2008
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348