Untitled Document Boa tarde, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
A professora Cristiane
Visualizações : 1248
A professora de matemática Cristiane Teixeira Barreiras, 33 anos, está presa em Bangu no Rio de Janeiro, por ter mantido um relacionamento intimo com uma aluna de treze anos de idade. Ela foi condenada por doze anos de prisão por estupro de vulnerável.

Um dos aspectos interessantes dessa história é que a menor reiterou com desenvoltura a prática criminosa , além de declarar seu grande amor pela acusada e que pretendia viver com ela por toda a vida , segundo o juiz Alberto Salomão Júnior, 45 anos, que atua na segunda vara criminal de Bangu. O magistrado carregou a mão na pena, que poderia variar de oito a quinze anos, mas que não foi apaziguada pela declaração de consentimento da adolescente, nem pela ausência de antecedentes criminais da professora e muito menos pelo seu bom comportamento social ou por ter confessado o crime. Cristiane foi condenada a uma pena severa por ter repetido o crime em torno de vinte vezes e não poderá apelar em liberdade.

Uma declaração do juiz Alberto merece ser discutida, pois ela parece ter orientado a pena, a que uma garota de treze anos não tem discernimento suficiente para saber se de fato ama um adulto . Legalmente faz sentido e sob esse ponto de vista o juiz está correto em sua decisão, pois afirma que manter relações sexuais ou praticar ato libidinoso com menor de quatorze anos pressupõe ato violento . Mas, sob outra ótica a decisão do juiz merece questionamentos.

O que faz fronteira aqui é a diferença entre a idade cronológica e a maturidade emocional. Existem meninas de treze anos que são crianças puras e ingênuas, mas outras que são adolescentes sedutoras e libidinosas. A educação anterior e a experiência de vida farão diferença no tempo de amadurecimento de uma jovem e não o fato dela ter treze ou quatorze anos. Todo mundo tem um amigo que já entrou na idade dos entas porem permanece infantil e também conhece alguma criança que passou por uma infância difícil e amadureceu antes do tempo. Trabalhei por dez anos em um hospital de oncologia pediátrica e uma coisa que me perturbava era o fato de algumas crianças que adulteciam após atravessarem meses de sofrimento e privação, reunindo condições de falarem dos seus sentimentos e sustentarem a conversa com um adulto de igual para igual.

Primeira conclusão: um julgamento baseado apenas na idade cronológica não pode ser completo.

Outra fala do juiz Alberto Salomão (adequado esse nome para um juiz, pois Salomão vem do hebraico shalom e quer dizer pacífico) também merece considerações, a que uma garota de treze anos não tem discernimento suficiente para saber se de fato ama um adulto . Discordo, já sabe sim, até mesmo antes disso. Pode ter dúvidas e oscilar, como nós fazemos por toda vida, até porque amor e ódio são dois lados da mesma... Mas, já sabe alguma coisa do que é possível saber sobre o amor, ou será que alguém acredita que haja um unico sentido para essa palavra?

Podemos argumentar que elas não tinham a mesma vivência ou experiência pela diferença de idade, mas esse argumento também só tem sentido se for individualizado, ou você nunca teve uma professora tão madura quanto mal amada, a ponto de virar piada na boca dos alunos?

Todos esses fatos tornam essa historia muito polemica, sendo difícil estabelecer se houve ou não justiça. Uma coisa é fato: que país incoerente esse nosso que julgou a professora Cristiane, mas permitiu meses atras que uma garota de quinze anos fosse estuprada por diversos presos colegas de cela no Pará! Se a vida tem o mesmo valor nos dois lugares, alguém esta muito enganado.
 
Fonte : Dra. Renata De Luca Publicado : 03/02/2011
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348