Untitled Document Sexta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
Glaucoma
Visualizações : 1274
Glaucoma: é possível prevenir Glaucoma é uma doença silenciosa, sem sintomas. Sem tratamento, pode ocasionar cegueira, alerta o Hospital de Transplantes do Estado (antigo Hospital Brigadeiro).

Especialistas reforçam a importância da prevenção no mês em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26 de maio).

Um dos principais fatores de risco é a pressão ocular elevada, porém, a doença pode estar associada a outros fatores como raça (pessoas da raça negra), histórico de glaucomia na família, diabetes, uso prolongado de cortisona e pressão alta.

De acordo com especialistas, por ser uma doença silenciosa e que não apresenta sintomas iniciais, na maioria dos casos encaminhados ao hospital o paciente já está com 90% da visão comprometida, sem possibilidade de recuperação. A indicação é que, a partir dos 40 anos, sejam realizados periodicamente exames oftalmológicos específicos para verificar o fundo do olho e pressão ocular.

O glaucoma é uma doença crônica sem cura, responsável pela maior causa de cegueira irreversível no mundo. O paciente com glaucoma, inicialmente sofre a perda da visão periférica, porém conserva a visão central por tempo determinado. Estima-se que no mundo 60 milhões de pessoas apresentem alguma forma de glaucoma.

Evitar cegueira – O tratamento inicial para a doença exige aplicação diária e ininterrupta de colírios. Casos avançados incluem tratamentos a laser e procedimentos cirúrgicos. “É preciso alertar a população a procurar o oftalmologista e solicitar exame de fundo de olho e pressão intraocular.

Quanto mais precoce descobrirmos o problema, mais fácil será estabilizarmos a doença e salvarmos milhões de pessoas da cegueira rreversível”, enfatiza o oftalmologista do Hospital Brigadeiro, Luiz Gonzaga Alexandre. Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Saúde
 
Fonte : Colaborador- Dr. Arnaldo Contini Publicado : 03/06/2013
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348