Untitled Document Bom dia, seja bem vindo! - Sexta-feira,   -  
 
Dicas de Saúde / Psicologia
 
SONO E EXERCÍCIOS
Visualizações : 1609
É cada vez mais comum encontrar academias repletas no período da noite, até mesmo após as 22 horas. Exercícios físicos realizados à noite podem provocar insônia ou ajudam a ter um bom sono?

Os distúrbios do sono, dos quais a insônia é o mais comum, acometem de 20% a 40% da população mundial. E as duas principais consequências deste fato são o decréscimo do rendimento profissional e o aumento do risco de acidentes.

O sono normal é dividido em quatro estágios, denominados de 1 a 4, e mais um quinto estágio chamado de sono REM (derivado de Rapid Eyes Movement, que significa movimento rápido dos olhos). Neste estágio ocorrem os sonhos.

Acredita-se que a atividade física promova um aumento do tempo total do sono, aumentando a duração dos estágios 3 e 4, e diminuindo a duração do sono REM.

Mas por que o exercício físico pode promover a melhora do padrão de sono? Talvez simplesmente para restabelecermos o nosso corpo do gasto energético adicional demandado pela atividade física. Mas, atenção, o grau e a intensidade destes exercícios é fundamental. A atividade física exagerada pode causar um efeito inverso sobre o sono, piorando a qualidade do mesmo.

Apesar de os médicos não enfatizarem regularmente a prática de atividades físicas como um elemento adicional no combate à insônia, teoricamente, teríamos um sono melhor quanto mais próximo ao período de dormir esta atividade física fosse efetuada.

Mas é mais provável que as academias fiquem cheias após as 22 horas por outros motivos, dentre os quais a impossibilidade de exercitar-se em outro horário ou a crença de que o ambiente esteja menos tumultuado, e a orientação do profissional possa ser mais individualizada.


Matéria enviada pelo colaborador : Dr. Arnaldo Contini Franco – CRM : 33.881
 
Fonte : Dr. Luis Sidônio Teixeira Silva, neurologista Publicado : 01/08/2008
Voltar
© 25/11/2007 - Paróquia São José / Diocese de Presidente Prudente SP - Fone (18) 3917 2500
Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Delorean Tecnologia em Sistemas de Informação
www.deloreantecnologia.com.br - Contato (18)3222 6348